Pessoas com mais de 60 anos já podem tomar vacina bivalente contra a Covid-19
Começou na última segunda-feira (6) a nova fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. Agora, idosos acima de 60 anos já podem procurar os postos para receber uma nova dose da vacina bivalente, desenvolvida pela farmacêutica Pfizer.
A vacina bivalente é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes contra o Sars-CoV-2. Ela é capaz de proteger contra a cepa original do vírus e as subvariantes ômicron.
Desde o dia 27 de fevereiro, o imunizante está sendo oferecido para pessoas acima de 70 anos, pacientes imunossuprimidos com mais de 12 anos, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
A Secretaria Municipal da Saúde recebeu para essa nova fase 530.776 doses do imunizante. Até a última quarta-feira (1º), as unidades de saúde haviam aplicado 129.961 doses da vacina bivalente. Dessas, 123.932 foram em idosos maiores de 70 anos e 6.029 doses nos demais grupos elegíveis.
Não basta apenas estar dentro dos grupos prioritários para tomar a vacina. A pessoa deve ainda estar, no mínimo, com o esquema vacinal de duas doses completo. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de quatro meses entre o recebimento dos imunizantes.
Próximos grupos
Como foi disse a CNN, as doses de reforço ampliam a resposta imunológica e aumentam em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pelo coronavírus. Quem decide quais grupos são elegíveis à vacinação é o Ministério da Saúde, que conta com recomendações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A terceira fase da campanha, prevista para 20 de março, incluirá gestantes e puérperas. Profissionais da saúde virão em seguida, recebendo a dose no dia 17 de abril.
Entram também nessa última fase pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.