A Polícia Federal deteve na manhã desta quarta-feira (18) a equipe por trás do Mega Filmes HD, site que disponibiliza centenas de filmes online. A Operação Barba Negra prendeu duas pessoas e conduziu outras cinco pessoas para serem ouvidas. Além disso, a PF pediu o bloqueio das contas bancarias de sete suspeitos de gerenciarem a página.

Apesar da operação, o site Mega Filmes HD estava ativo durante a tentativa de acesso feita pelo Gizmodo Brasil durante a manhã desta terça-feira. De acordo com a polícia, o objetivo da operação é coibir “organizações criminosas na prática de crimes contra os direitos autorais pela internet”. Sobre a justificativa para a prisão, a PF explica:

O grupo atuava gerenciando um portal online que oferecia um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows. Havia transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. O grupo cobrava pela publicidade exibida em seu site, de onde obtinha sua renda.

O Estadão diz que o site recebeu 60 milhões de visitas no primeiro semestre deste ano. A maioria dos acessos são do Brasil (85%). Na sequência, vêm as visitas provenientes de Portugal e Japão.

megafilmeshdnet

Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de constituição de organização criminosa (com pena de 3 a 8 anos e multa) e violação de direitos autorais (pena de 2 a 4 anos e multa).

[Estadão e Polícia Federal]

Foto por André Gustavo Stumpf/Flickr