Há anos, a Adobe vem evoluindo sua tecnologia “content-aware” para manipular imagens feito mágica. O truque mais recente se chama corte sensível ao conteúdo (Content-Aware Crop), e resolve de uma só tacada um problema comum no ajuste de fotos.

>>> Veja especialistas em Photoshop tentarem (sem sucesso) usar o Photoshop 1.0

Depois de girar uma imagem para ajustar o objeto fotografado, sobram espaços em branco nos cantos. O corte sensível ao conteúdo preenche esses espaços na foto, estendendo os elementos das bordas de forma inteligente, da mesma forma que o Photoshop vem fazendo há vários anos – mas de forma automática, sem exigir passos adicionais.

Claro, você pode fazer o mesmo no Photoshop usando a ferramenta “preenchimento sensível ao conteúdo” (Content-Aware Fill) – ou, em breve, deixar que o programa faça isso por você automaticamente.

photoshop-content-aware-crop

A tecnologia content-aware também aparece em outras ferramentas: a correção sensível ao conteúdo (Content-Aware Patch) remove elementos indesejados na imagem fazendo “uma mesclagem suave com o conteúdo ao redor”, segundo a Adobe; enquanto o movimento sensível ao conteúdo (Content-Aware Move) permite deslocar, expandir ou contrair elementos na imagem.

O Content-Aware Crop virá em breve ao Photoshop CC, que custa a partir de R$ 42 mensais.

[YouTube via @Photoshop]