Pesquisadores indianos descobriram que pinguins selvagens podem ter autoconsciência. Estudos anteriores indicavam que a consciência de si mesmo é algo raro entre os animais, comum a apenas alguns mamíferos, aves e peixes. Para isso, a maioria das pesquisas usa o teste do espelho. Nele, os animais são colocados em frente ao objeto para se analisar as reações.
Para descobrir se os pinguins têm autoconsciência, os pesquisadores foram à Ilha Svenner, no leste da Antártida, para observar o comportamento dos pinguins Adélie. Prabir Ghosh Dastidar, Azizuddin Khan e Anindya Sinha descreveram o comportamento da espécie no estudo publicado no site bioRxiv. Ao longo da pesquisa, foram feitos quatro experimentos.
- O primeiro colocou espelhos no chão, nas proximidades dos pinguins, para observar enquanto pinguins aleatórios olhavam para eles. Segundo os pesquisadores, não houve resposta na primeira tentativa. Afinal, muitos animais falham nesse teste por acreditar que a criatura em sua frente é outra de sua espécie.
- O segundo experimento foi a construção de um curral de papelão em torno dos pinguins, os direcionando para os espelhos nas extremidades. Dessa vez, eles se moveram de maneiras que sugeriam que eles estariam se examinando.
- A terceira etapa envolveu a colocação de pequenos adesivos nos espelhos, refletindo nos pinguins em frente a eles. Os animais ficaram agitados ao olhar para os adesivos e buscaram removê-los.
- Enfim, o último experimento colocou um babador em pinguins em frente a um espelho. No entanto, eles não reagiram ao se verem usando o pequeno babador.
A autoconsciência costuma envolver a observação algo sobre si mesmo em seu reflexo, como tocar uma marca no próprio rosto, que só pode ser vista pelo espelho. De acordo com os pesquisadores, os resultados são ambíguos, mas sugerem que os pinguins exibiram algum grau de autoconsciência.