Ciência

Pintura de cão de 3 cabeças é descoberta em túmulo de 2 mil anos na Itália

Túmulo bem preservado revelou imagens de uma representação do mítico cão de três cabeças, o Cérbero. Tumba tem cerca de 2 mil anos

Uma descoberta arqueológica na região de Campânia, na Itália, está chamando a atenção de especialistas. Durante uma investigação arqueológica que preparava para a modernização da rede de água da cidade, foi encontrado um túmulo bem preservado. Dentro do túmulo, há imagens de uma representação do mítico cão de três cabeças, o Cérbero.

De acordo com análises preliminares, a tumba remonta a cerca de 2 mil anos atrás. A entrada do túmulo está selada por uma laje de pedra e a entrada da câmara está adornada com afrescos.

A pintura que fez os cientistas nomearem a descoberta de “Tumba de Cérbero”, retrata o guardião dos portões do submundo, conhecido por sua missão de impedir a fuga das almas dos falecidos.

Outras imagens descobertas no túmulo

A cena capturada na pintura ilustra o ápice dos doze trabalhos de Hércules, quando o herói mitológico conseguiu derrotar o Cérbero. Além dessa fascinante representação, a câmara também abriga outros afrescos que retratam cenas mitológicas.

Imagem externa da tumba recentemente descoberta perto de Nápoles. Imagem: Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles/Reprodução

Outro ser mítico que marca presença é o ictiocentauro, — ser mítico com a parte superior do corpo de um homem, patas dianteiras e a metade frontal inferior de um cavalo, juntamente com caudas de peixe.

A escavação completa da tumba da câmara está em andamento, com os pesquisadores planejando explorar a região em busca de mais insights. Eles querem saber mais sobre a civilização que deixou esse legado artístico e histórico.

Assine a newsletter do Gizmodo

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas