Uma pintura da técnica afresco encontrada nas paredes de ruínas da antiga Pompeia, no sul da Itália, mostra o que parece ser uma pizza em meio à natureza. O retrato de 2 mil anos pode revelar as origens do alimento, sugerindo que ele seria redondo desde aquela época.
Pesquisadores encontraram a pintura durante escavações na área do Regio IX do sítio arqueológico de Pompeia, próximo a Nápoles, considerada o berço da pizza.
A representação estava em uma parede que se acredita ter pertencido a uma casa com uma padaria em anexo, como mostrou reportagem do jornal britânico The Guardian.
No entanto, os arqueólogos ainda não têm certeza se a imagem retratada na pintura é de fato uma pizza. Pelo menos não como manda a tradição italiana. Afinal, carece de dois de seus ingredientes essenciais: tomate e mussarela.
Mas, de acordo com um comunicado do parque arqueológico, ela “pode ser um parente distante do prato moderno”. Um vídeo mostra a pintura da pizza: assista a seguir.
O que dizem os especialistas?
A pintura parece retratar um pão focaccia redondo em uma bandeja de prata de prata, coberto de frutas, como uma romã e possivelmente uma tâmara.
Segundo especialistas, é possível que a imagem tenha como inspiração um ritual de hospitalidade grego que oferecia presentes aos convidados desde o período helenístico.
O diretor do parque arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, disse que o afresco parece refletir o contraste entre uma “refeição frugal e simples” e “o luxo das bandejas de prata e o refinamento das representações artísticas e literárias”.
Pompeia foi destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio, que matou cerca de 2 mil pessoas em 79 d.C. Em maio, arqueólogos encontraram dois esqueletos durante novas escavações nas ruínas da antiga cidade romana.