Ciência

Planetas anões “irmãos” de Plutão podem conter oceanos de água líquida

Presença de metano no interior dos planetas anões indica que eles podem ter interiores quentes e possivelmente oceanos de água líquida
Imagem: Skysurvey/Reprodução

Cientistas do Southwest Research Institute, nos EUA, descobriram que dois planetas anões do nosso Sistema Solar, chamados Eris e Makemake, podem ter atividade geotérmica suficiente para manter oceanos de água líquida em seu interior.

Essa descoberta foi feita através de novas observações com o Telescópio Espacial James Webb. Eris e Makemake estão localizados no Cinturão de Kuiper, uma região do espaço além da órbita de Netuno.

O Cinturão de Kuiper é uma vasta região em forma de donut de planetas gelados além da órbita de Netuno, na borda do Sistema Solar. “Cinturão de Kuiper está se revelando muito mais vivo em termos de hospedar mundos dinâmicos do que teríamos imaginado”, disse em um comunicado Christopher Glein, principal cientista responsável pelo artigo.

Descobertas sobre planetas anões

Eris, segundo os cientistas, é quase do mesmo tamanho que Plutão. A diferença é que possui 25% mais massa devido a uma maior concentração de rocha em seu núcleo. Makemake é um pouco menor que Plutão.

Os pesquisadores encontraram evidências de processos térmicos produzindo metano a partir do interior de Eris e Makemake.

O metano é um hidrocarboneto formado a partir de uma mistura de átomos de hidrogênio e carbono. Ele é importante pois revela algumas dicas sobre como é o interior e o passado desses planetas.

Dessa forma, os planetas anões acumularam o metano do disco planetário primordial que existia em torno do jovem sol há 4,5 bilhões de anos atrás, o que resultaria em uma certa proporção isotópica entre dois isótopos de hidrogênio.

No entanto, o Telescópio Espacial James Webb mediu uma proporção isotópica de hidrogênio que difere da proporção esperada se o metano fosse primordial.

Isso sugere que reações hidrotermais, ou atividade metamórfica, que se refere ao calor e à pressão atuando nas rochas, devem ter produzido o metano no interior de Eris e Makemake. Assim, isso indica que esses planetas anões podem ter interiores quentes e possivelmente oceanos de água líquida.

Atualmente, conhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris.

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas