[Podcast] Guia Prático: Startups e fundos se comprometem com a Arábia Saudita; Mastodon e WT:Social: as redes alternativas da vez
No Guia Prático desta semana, falamos de startups que recebem dinheiro de da Arábia Saudita e de como esta relação, em alguns casos, acaba causando um choque de cultura com os valores do país — e colocando executivos em situações constrangedoras.
Além disso, no segundo bloco, falamos das novas redes sociais alternativas da vez: o WT:Social, criado pelo fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, e o Mastodon lançada em 2016 que voltou aos holofotes recentemente. As duas tentam uma abordagem diferente de plataformas do mainstream, que se baseiam em anúncios e algoritmos, e procuram criar um ambiente menos nocivo para as pessoas.
Também tem nossas recomendações culturais e os melhores artigos publicados nos dois sites nas últimas semanas.
Você pode ouvir o episódio nesta página ou usar seu player favorito (Apple Podcasts, Deezer, Spotify ou pelo RSS) e buscar pelo nome do podcast. Se quiser, é possível também ouvir o programa no YouTube.
Mande o seu recado para o podcast! Pode ser pelo e-mail podcast@manualdousuario.net ou enviando um áudio no Telegram para @ghedin.
Responda a PodPesquisa 2019. A Associação Brasileira de Podcasters está rodando uma pesquisa para descobrir o perfil do brasileiro que ouve podcasts. O formulário é longo, mas a maioria das perguntas é opcional. Siga por este link para respondê-la.
Leia isto
As nossas melhores matérias escritas indicadas especialmente a você, ouvinte.
- Gizmodo Brasil: Os peixes são realmente inteligentes o suficiente para fugir de manchas de petróleo?
- Manual do Usuário: O inferno das opções de anúncios do LinkedIn exemplifica a falência da privacidade online.
Indicações culturais
- Giovanni: Como os sonhos mudam sob o autoritarismo [New Yorker, em inglês].
- Guilherme: The man in the high castle [Prime Video, em português].
- Ghedin: Elena [Netflix, em português].
Referências
Links de notícias, reportagens e dados citados no programa.
- O problema da Arábia Saudita no Vale do Silício [New York Times, em inglês].
- CEO da Uber diz que assassinato de jornalista por governo saudita é um erro que pode ser perdoado, mas depois volta atrás [Gizmodo Brasil, em português].
- Google e Apple são criticados por aplicativo que permite a sauditas monitorar esposas [Folha, em português].
- Netflix remove episódio de série que criticava Arábia Saudita e seus investimentos no Vale do Silício [Gizmodo Brasil, em português].
- Uma olhada na WT:Social, a rede social do cofundador da Wikipédia [Manual do Usuário, em português].
- Como seria um Twitter gerenciado pelos próprios usuários, sem a empresa Twitter? Assim [Manual do Usuário, em português].