Tecnologia

Pode abrir a air fryer ligada? Saiba como mexer os alimentos na fritadeira

"Posso agitar o cesto da air fryer?" Tire suas dúvidas sobre como cozinhar os alimentos na fritadeira de forma eficiente
Imagem: Amazon/Reprodução

Ao cozinhar, é comum precisar virar os alimentos para acertar o ponto do preparo em todas as partes — e o mesmo vale para a air fryer, as fritadeiras elétricas que cozinham com ar quente. Para facilitar esse processo, algumas pessoas optam por abrir a air fryer enquanto está ligada e balançar o cesto com o alimento. Mas será que essa é a forma correta? Descubra agora com o Giz Brasil!

Celular Xiaomi por menos de R$ 1 mil
Redmi 12 4G 256GB Versão Global
R$ 913

Posso abrir a air fryer enquanto está ligada?

Uma dúvida comum é se podemos abrir a air fryer enquanto ela está funcionando: e sim, você pode. Em algumas versões, o aparelho para de aquecer sozinho ao ser aberto. Porém, mesmo que o seu modelo continue cozinhando, abrir a fritadeira elétrica não apresenta riscos de segurança. Na verdade, fazer isso ajuda a conferir a cor e o progresso da receita, garantindo que chegará ao resultado desejado.

Contudo, é preciso ter cuidado, pois a air fryer atinge altas temperaturas. Então, é aconselhável utilizar luvas térmicas e manter distância para evitar o calor. Além disso, seja breve para evitar a perda de calor, que pode afetar o cozimento dos alimentos ou aumentar o tempo necessário na fritadeira.

[produto_amazon2]

Como mexer os alimentos na air fryer?

De acordo com a Philips, agitar os alimentos na air fryer é necessário, porque garante que o ar circule e cozinhe todos os alimentos. Por isso, o ideal é sempre mexer ou virar a comida durante o preparo, levando as camadas inferiores para cima a fim de garantir um cozimento uniforme.

No entanto, para fazer isso, o certo é retirar a cesta de dentro da air fryer e agitá-la sobre a pia. Em seguida, é só colocá-la de volta no recipiente e no aparelho. Isso porque chacoalhar o cesto dentro do equipamento pode danificá-lo.

Além disso, quanto mais comida houver na fritadeira, mais vezes ela precisa ser balançada. Com alimentos muito frágeis, entretanto, é melhor pular esse passo, pois eles podem se desintegrar. Mas com alguns clássicos da air fryer, como batatas fritas, nuggets e asas de frango, por exemplo, a dica ainda é válida! Por fim, lembre-se de conferir as instruções do fabricante.

Aproveite e confira as melhores ofertas de air fryer com o Giz Brasil.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas