
Polo de rotação da Terra pode se deslocar 27 metros até o ano 2100
O crescente derretimento das camadas de gelo e geleiras está alterando a forma que a Terra gira, segundo um estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters. O efeito das mudanças climáticas é tão sério que o polo de rotação do planeta pode se deslocar 27 metros até 2100. O tamanho é o mesmo de uma quadra de basquete.
Basicamente, o polo de rotação da Terra é o ponto onde o eixo de rotação do planeta cruza com a superfície. Devido às oscilações da Terra enquanto gira, esse ponto se move em um processo de movimento polar.
Mas a mudança na quantidade de massa com o derretimento das camadas de gelo e geleiras afeta essa oscilação. De acordo com a NASA, a A Antártida está derretendo a uma taxa média de cerca de 150 bilhões de toneladas por ano, e a Groenlândia, cerca de 270 bilhões.
Essa redistribuição de massa do planeta altera o equilíbrio do globo, bem como seu polo rotacional.
O que significa a mudança no polo de rotação da Terra?
Essas mudanças no eixo de rotação da Terra podem interferir na navegação por satélites e naves espaciais, segundo o cientista Mostafa Kiani Shahvandi. Isso porque os profissionais mapeiam a localização de naves com o auxílio do eixo, que serve como referência. Sendo assim, alterações nesse eixo com o tempo podem tornar mais difícil determinar a localização exata de uma nave.
Na nova pesquisa, dois cientistas do Instituto de Geodésia e Fotogrametria de Zurique, na Suíça, usaram dados de satélite para observar mudanças no movimento polar desde 1900. Então, fizeram previsões de possíveis mudanças até o fim do século, considerando projeções climáticas pessimistas e otimistas.
O cenário mais positivo determinou que, caso as emissões de gases de efeito estufa sejam significativamente reduzidas, o polo rotacional deverá se mover cerca de 12 metros em relação à posição atual, de 125 anos atrás.
Vale lembrar que, em 2023, outro estudo descobriu que o deslocamento de uma grande massa de água subterrânea por humanos inclinou eixo entre os polos da Terra inclinou quase um metro em 20 anos. Leia mais nesta matéria do Giz Brasil.