Em outubro, a versão mais conhecida do Popcorn Time foi retirada do ar após pressão da MPAA, entidade que representa os grandes estúdios de cinema. Desde então, surgiram inúmeras variantes deste Netflix pirata, e agora temos um retorno “oficial” – mas sem o envolvimento dos membros antigos.

Tudo começou na semana passada, quando a conta oficial do Popcorn Time no Twitter voltou à ativa com esta mensagem:

Este é o retorno oficial do Popcorn Time? O TorrentFreak entrou em contato com os principais membros da antiga equipe do Popcorntime.io, e todos negam estar por trás disso. (Alguns deles foram processados pela MPAA.)

Um dos principais desenvolvedores do PopcornTime.io, chamado “Wally”, não foi processado. Ele disse no ano passado que queria ressuscitar o serviço; na época, ele até controlava a conta oficial no Twitter. Mas agora, ele diz ao TorrentFreak que não tem qualquer envolvimento no novo Popcorn Time.

Esta semana, a equipe por trás do popcorntime.sh emitiu um comunicado para tentar esclarecer as coisas. Eles ainda não revelam quem são – para evitar serem perseguidos pela MPAA – e dizem que vão apenas corrigir bugs no Popcorn Time, sem criar recursos novos.

Depois do “incidente da MPAA”, nossa equipe diminuiu um pouco, e nós escolhemos uma nova direção: estamos mudando de um desenvolvimento ativo do Popcorn Time para um desenvolvimento mais ou menos orientado a resiliência. Vamos ficar de olho no bug tracker (Github) e corrigir os mais urgentes.

Eles também prometem que não vão ganhar dinheiro com o serviço: “nós não aceitamos qualquer doação e não temos interesse em rentabilizar o Popcorn Time de qualquer forma”. No ano passado, a MPAA conseguiu processar desenvolvedores do antigo Popcorntime.io porque eles lucravam com pirataria, oferecendo um serviço pago de VPN.

Membros do antigo Popcorntime.io migraram para um projeto chamado Butter, dedicado a fazer streaming sem pirataria, e com a promessa de “operar em um enquadramento jurídico absolutamente claro”. No entanto, o comunicado diz: “nós usamos a plataforma deles [Butter] como base para fazer o Popcorn Time”.

Popcorn Time Community Edition

Variantes

Os últimos quatro meses foram caóticos para o Popcorn Time. Como ele é um projeto de código aberto, surgiram inúmeras variantes, e algumas delas são acusadas de distribuir malware.

Por exemplo, o site popcorntime.ws é acusado por mais de uma fonte de conter trojans e adware. Além disso, o código-fonte não está disponível. O arquivo disponível para download passa no teste do VirusTotal, mas é melhor evitar.

Há também outra versão em Popcorn-time.to e Popcorn-time.se (antes chamada de Time4Popcorn) que também é muito duvidosa. Ela diz ser open-source, mas se você baixar o código-fonte, verá que ele não foi atualizado desde 2014.

Existe uma variante chamada Community Edition, com uma comunidade no Reddit e o domínio popcorntime.ag. Se você entrar neste site, verá um aviso dizendo que “os domínios .sh e .io são controlados pela MPAA para rastrear quem pirateia filmes”.

Mas, se você visitar a comunidade oficial do popcorntime.sh no Reddit, vai encontrar a seguinte mensagem:

Infelizmente, a equipe do popcorntime.ag se envolve em práticas muito desonestas. Eles usaram contas falsas para promover seu produto, criaram um subreddit falso (observe o “s” extra), fingiram ser moderadores do subreddit do Popcorn Time, mentiram sobre vírus em outros projetos para incitar medo etc. A sua estratégia para ganhar usuários é intimidá-los pelo medo, e fazendo se passar por fontes legítimas.

Qual dessas versões é realmente segura? Difícil dizer, porque isso varia com o tempo. Há mais outra variante, desta vez em popcorntimece.tk (e popcorntimece.ch), que tinha malware em janeiro – mas agora os arquivos passam no teste do VirusTotal.

O Popcorn Time se multiplicou em tantas variantes que acabou virando um campo minado. É uma situação bizarra, e mostra como há um interesse enorme no serviço – tão grande que usuários aceitam se arriscar em sites duvidosos para obtê-lo.

Mas o apelo de um “Netflix pirata” não deve acabar por causa disso. Portanto, é melhor seguir este conselho da comunidade do Popcorn Time: “não assuma que qualquer suposto fork é feito com boas intenções. Mesmo se um fork não tiver malware, ele ainda pode ganhar dinheiro com anúncios ou outras fontes”.

[TorrentFreak]

Foto por candyxrainbow/Flickr