Dispositivos Android com root podem usar joysticks do PlayStation 3 ou Wii com seus jogos, e agora o iOS tem este joystick, que se conecta na entrada do fone de ouvido para menor consumo de bateria. O problema? Os jogos têm que ser feitos especificamente para usar o controle – e poucos foram adaptados até agora.

Com um total de dez botões de ação, um controle direcional e dois controles analógicos, o joystick é – em alguns casos – uma solução bem melhor para jogos do iOS do que controles na tela. E em vez de uma conexão Bluetooth que drena bateria do seu celular (ou tablet), o gamepad da 60Beat se conecta através da entrada para fone de ouvido com um cabo de 1,2m, e vem com cabo duplicador (splitter) que ainda permite a você usar fones de ouvido. O 60Beat GamePad é compatível com iPhone 4/4S, iPad 1 e 2 e iPod Touch de quarta geração.

Infelizmente, os jogos para iOS precisam ser escritos especificamente para serem controlados através do gamepad, e os títulos com suporte – Bugdom 2 e Aftermath – não são exatamente impressionantes. Se a 60beat espera que jogadores de celular ou tablet paguem US$50 pelo joystick, eles vão ter que arranjar bastante apoio dos desenvolvedores. Então por favor, desenvolvedores, apoiem o controle! [60beat via Ubergizmo]