Por que Anitta e outros artistas agora têm perfil no LinkedIn
Já pensou rolar o feed do LinkedIn buscando vagas de trabalho e se deparar com um post da Anitta? Ou até mesmo ter a cantora entre as suas conexões? Isso pode acontecer, já que artistas famosos estão invadindo.
Se você procurar, vai notar que várias celebridades estão usando a plataforma focada em emprego e negócios.
Geralmente, as pessoas utilizam a rede social para atividades relacionadas ao trabalho, como buscar oportunidades, ler e compartilhar artigos, ingressar no mercado de trabalho e/ou recrutar funcionários. Essa não é a finalidade dos famosos, que têm usado a plataforma para compartilhar conteúdo.
Além de Anitta e Ana Maria Braga, o ator e cineasta Lázaro Ramos e a atriz Larissa Manoela têm forte presença no LinkedIn, assim como o influenciador digital Gil do Vigor. Artistas e atletas estrangeiros também são heavy users, como o ator Ryan Reynolds, a cantora Jennifer Lopez, a roteirista Mindy Kaling, e as atrizes Jessica Alba e Gwyneth Paltrow.
Afinal, o que eles publicam?
Algumas estrelas estão realmente no LinkedIn, segundo Daniel Roth, editor-chefe da rede social. Em 2019, ele conversou com o site Money sobre o tema, e disse que muitos perfis em nome de celebridades são legítimos.
Segundo Roth, em alguns casos, o LinkedIn entrou em contato com eles para estabelecer oficialmente uma parceria. Mas em outros, os artistas simplesmente decidiram que queriam se cadastrar.
Recentemente, o G1 publicou uma reportagem analisando os perfis de famosos brasileiros que estão na plataforma. A conclusão é que muitos artistas apostam na rede social de networking para divulgar conteúdos sobre a marca pessoal e profissional, bem como em apps como Instagram e Facebook.
Embora a maior parte dos artistas tenham uma postura mais formal, similar à linguagem usada normalmente na rede, algumas estrelas chegam a se apresentar na primeira pessoa, como Mauricio de Sousa.
O criador da Turma da Mônica publica regularmente diversos textos, incluindo crônicas, recordações e fotos antigas. Ele tem 160 mil seguidores no LinkedIn.
“Tem sido um espaço de compartilhar um aspecto mais profissional das atividades como diretor, ator e criador de histórias”, disse ao G1 Lázaro Ramos, que tem 217 mil seguidores.
A cantora Anitta usa a rede social para divulgar seu trabalho e até para publicar desabafos. Ela viralizou com um relato sobre o desafio do aprendizado de novos idiomas. A cantora e empresária aparece esporadicamente na plataforma e tem 277 mil seguidores.
O LinkedIn também é útil para celebridades do esporte. Kevin Durant, jogador de basquete americano da NBA, usa a ferramenta para comentar sobre parcerias com marcas de esporte, por exemplo. Claro, nem sempre a atualização de conteúdo é feita diretamente pelo artista ou celebridade. Muitos deles contam com uma equipe responsável por todos os conteúdos.