Melancias são deliciosas, principalmente no verão. No mercado, eu fico sempre procurando a maior, mais perfeita e saborosa versão da fruta. Mas às vezes elas crescem mais do que deviam, como nesta plantação, onde as melancias explodiram como minas terrestres.

De acordo com um jornal chinês local, as melancias foram “acidentalmente” estimuladas com um acelerador de crescimento chamado forchlorfenuron. A substância é legal, estimula a separação das células e “pode adiantar a colheita em duas semanas e aumentar o tamanho e o preço das frutas em até 20%”. Mas… ela também modifica as melancias, que ficam com um formato estranho, deixam suas raízes branca e, se a colheita for atrasada, causa a explosão das frutas.

Liu Mingsuo, um fazendeiro que planta melancias, perdeu 8 acres de sua plantação por causa do químico e não consegue dormir por causa das imagens das frutas explodindo que não saem de sua cabeça. Acho que eu também ficaria traumatizado. No total, cerca de 20 fazendeiros foram afetados e 110 acres foram arruinados. [Guardian UK via BoingBoing]