Por que o dia tem 24 horas e poderia chegar a 60h? Veja o diz a ciência

Entenda como a relação entre o Sol, a Lua e a maré atmosférica influenciam na duração do dia e como eles devem ser no futuro, segundo estudo canadense
Clima em agosto: mês terá menos chuva e temperaturas acima da média
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

A duração normal de um dia, de 24 horas, poderia chegar a 60 horas. Isso seria possível não fosse a oposição de uma maré atmosférica impulsionada pelo Sol em relação ao efeito da Lua. Fato que aconteceu há entre 600 milhões a dois bilhões de anos.

Astrofísicos da Universidade de Toronto (Canadá) descobriram que essa oposição manteve a taxa de rotação da Terra estável e a duração do dia em 19,5 horas, pausando o aumento gradual do dia da Terra. Assim, impedindo que ele aumentasse ainda mais atualmente.

O estudo, publicado na revista Science Advances, baseou-se em evidências geológicas. Através do uso de ferramentas de pesquisa atmosférica, os cientistas revelaram que o impasse das marés entre o Sol e a Lua resultou da ligação acidental entre a temperatura da atmosfera e a taxa de rotação da Terra.

Mas como a Lua afeta a duração do dia?

A Lua retarda a rotação do planeta puxando os oceanos da Terra. E resulta nas marés altas e baixas em lados opostos do planeta. A atração gravitacional da lua sobre as marés, mais o atrito entre elas e o fundo do oceano, age como um freio na rotação.

De acordo com Norman Murrey, um dos autores do estudo, a luz solar também produz protuberâncias na maré atmosférica. “A gravidade do sol atrai essas protuberâncias atmosféricas, produzindo um torque na Terra. Mas, em vez de desacelerar a rotação da Terra como a lua, ela a acelera”, explica.

Segundo a publicação, quando a Lua se formou, há cerca de 4,5 bilhões de anos, o dia tinha menos de 10 horas de duração. Mas sua atração gravitacional na Terra tem diminuído a rotação do planeta, tornando-os mais longos. Hoje, isso continua, com o aumento de cerca de 1,7 milissegundos por século.

Como serão os dias com o aquecimento global?

Evidências geológicas e modelos de circulação atmosférica global (GCMs) — usados para estudar o aquecimento global –, desvendaram como a crise climática irá afetar a duração dos dias no futuro.

Dessa forma, como a ressonância atmosférica (a frequência com que as ondas se movem através da atmosfera) muda com a temperatura, Murray aponta que o aquecimento da atmosfera pode afetar o equilíbrio das marés.

“À medida que aumentamos a temperatura da Terra com o aquecimento global, também aumentamos a frequência ressonante – estamos movendo nossa atmosfera para mais longe da ressonância. Como resultado, há menos torque do sol e, portanto, a duração do dia vai ficar mais longa, mais cedo do que seria de outra forma”, concluiu Murray.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas