Por que o Twitter para Mac fracassou e foi cortado da Apple Store
É o fim! O Twitter — atual X — para Mac foi removido da App Store, da Apple. Após várias altos e baixos (e pouco sucesso), o aplicativo para desktop foi encerrado recentemente, como relatou o desenvolvedor Vendant na última terça-feira (31).
De acordo com o The Verge, não há confirmação oficial de que o fim seja definitivo. Porém, o aplicativo de Mac agora está solicitando que os usuários utilizem o app do X para iPad.
Rede social já havia abandonado Twitter para Mac antes
Em 2018, a rede social acabou com o suporte do app para Mac, mas voltou atrás no ano seguinte devido à tecnologia Project Catalyst da Apple. A novidade permitia que os desenvolvedores portassem facilmente aplicativos do iPad para o Mac, segundo o Mashable.
Contudo, ele continuou abandonado. Agora, o app foi removido de vez da Apple Store. Vale lembrar que o app continua funcionando para quem já o tem instalado no computador. No entanto, pode haver alguns bugs.
Aliás, o aplicativo para Mac ainda carregava a marca Twitter. Vale lembrar que Elon Musk trocou o nome da rede social para “X” em julho do ano passado, substituindo assim o antigo passarinho azul do logo pela letra. Meses depois, o X registrou uma queda significativa no número de downloads na loja de apps da Apple.
X enfrenta problemas no Brasil
Atualmente, a empresa do bilionário Elon Musk, também dono da Tesla e da SpaceX, está se concentrando nas versões dos aplicativos para dispositivos móveis e web.
Nos últimos dias, a rede social enfrentou problemas com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). O órgão iniciou um novo processo de investigação contra o X a fim de averiguar o possível uso de dados de usuários para treinamento da plataforma de inteligência artificial Grok.
Saiba como como desativar o uso de dados para treinamento da IA no X nesta matéria do Giz Brasil.