Alguém tem autocontrole para realmente resistir àquelas prateleiras cheias de doces nos caixas de supermercado para você comprar por impulso? Aparentemente, sim, porque a Mars Wrigley (a fabricante de M&M’s, Skittles e Twix, entre outros) está intensificando suas estratégias com um robô autônomo que vagueia pelas lojas e alicia os compradores muito antes de irem ao caixa.
O robô foi desenvolvido pela Mars Wrigley e uma empresa chamada Savioke e foi apelidado de Smiley, embora o robô não tenha um rosto sorridente. Parece mais uma prateleira autônoma que depende de vários sensores, incluindo LiDAR, não apenas para navegar com segurança em uma loja, mas também para detectar quando uma pessoa cede à tentação e se aproxima do Smiley para pegar alguns doces como chicletes e barras de chocolate. Ela permanece parada até que o comprador se afaste.
O robô está atualmente sendo testado em uma loja ShopRite em Monroe, Nova York, que foi recentemente renovada com corredores mais largos para tornar o ambiente de teste perfeito para assistentes de compras autônomos como este e carrinhos de supermercado que não precisam ser empurrados.
O Smiley não se trata apenas de promover mais produtos. A série de sensores também coleta dados sobre interações do cliente, incluindo a forma como eles se movem na loja. Imagine-o como uma alternativa a alguém com uma prancheta andando pelo supermercado o dia todo fazendo anotações sobre as pessoas, mas vendendo mais doces enquanto faz seu trabalho. É uma situação em que todos ganham, tanto a loja como a Mars Wrigley, embora mostre um retrato preocupante de como será o futuro das compras físicas. Se essa ideia pegar, toda empresa que vende produtos em supermercados e lojas de conveniência vai querer que seus itens sejam móveis e capazes de seguir um comprador.
Se você achava que cumprimentar educadamente um funcionário que fica na porta dando boas-vindas toda vez que entrava em uma loja era estranho, imagine entrar em um supermercado e ter 20 prateleiras robóticas vindo correndo até você, implorando que você compre um determinado item para que não acabem no lixo quando eles não atingirem uma meta de vendas mensal.