A NASA tem planos ambiciosos para os próximos anos. Com o Programa Artemis, a agência espacial espera não apenas enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua, mas também iniciar uma colônia de longo prazo no satélite natural. 

Todo projeto tem seu ponto de partida. Por enquanto, já há uma missão pretendida para este ano, a Artemis I. Será apenas um voo teste envolvendo o foguete Space Launch System e a espaçonave Orion, mas, por enquanto, não terá tripulação.

Quer dizer, mais ou menos. A NASA liberou um formulário para que pessoas do mundo inteiro enviem seus nomes à Lua. Você não estará presente fisicamente na viagem, mas poderá dizer para todo mundo que já esteve em solo lunar.

Todos os nomes serão salvos em um pendrive, que será mandado junto com a missão. Para se cadastrar é bem simples: basta entrar no site da NASA, digitar seu nome, sobrenome e uma chave PIN. Depois, é só enviar. 

Após o processo, é gerado automaticamente um ticket de voo com o nome do tripulante e o selo oficial da Agência. Há ainda um QR Code, em que o usuário pode acessar e se cadastrar para receber detalhes sobre futuras missões.

Nome Lua
Cartão de embarque gerado pela NASA. Imagem: Carolina Fioratti/Reprodução

A data de lançamento da Artemis I não foi confirmada, mas é esperada para maio de 2022. O foguete partirá do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), e deverá passar entre 26 e 42 dias no espaço. 

A iniciativa da NASA nada mais é do que uma forma de aproximar o público de seus projetos. Não é a primeira vez que a agência leva nomes ao espaço e também não deve ser a última. Já é possível, inclusive, fazer a reserva de seu nome para enviá-lo à Marte.