Nós precisamos de processadores quad-core nos smartphones? Nos tablets eles fazem sentido – veja o Transformer Prime, por exemplo – mas smartphones deveriam focar em otimização, em vez de mais núcleos. Mas não interessa: vocês querem smartphones quad-core. E vocês terão smartphones quad-core, e ainda este mês. Mas quais?

O Android and Me reuniu os aparelhos que devemos ver no final de fevereiro, no Mobile World Congress (MWC). Por enquanto, das grandes fabricantes de processadores móveis, só a Nvidia lançou um quad-core: o Tegra 3. Então todos os smartphones quad-core que surgem em rumores têm processador Tegra 3. São eles:

– HTC Edge/Supreme/Endeavor: Este pode ser o grande aparelho da HTC para este ano, e eles precisam mesmo de um aparelho ótimo para manter sua maré de sorte. O Edge promete Tegra 3 quad-core de 1,5GHz, 1GB de RAM, tela de 4,7 polegadas com resolução HD, câmera de 8 megapixels retroiluminada com lente 28mm f/2.2 e Android 4.0 personalizado com Sense – que, eu espero, não vai estragar a bela interface do Ice Cream Sandwich.

– LG X3: Além do Tegra 3, tela HD de 4,7″ e câmera traseira de 8MP – e câmera frontal de 1,3MP – o LG X3 deve contar com bateria de 2.000mAh. Isso é menos que o Razr Maxx da Motorola, mas deve esticar um pouco o tempo de uso do aparelho. E sim, ele também deve rodar Ice Cream Sandwich.

– Asus Padfone: A Asus prometeu que veríamos um novo Padfone – o smartphone que faz um dock virar tablet – no MWC. E há rumores de que ele vai rodar Tegra 3, em vez do processador Snapdragon presente no modelo atual.

– Fujitsu Arrows: A Fujitsu dificilmente lançaria seus smartphones no Brasil, mas isso não me impede de desejar este aqui, certo? O novo Arrows deve ter Tegra 3, 1GB de RAM, tela HD de 4,6″, uma câmera impressionante de 13,1 megapixels com ISO 25.600, além de ser à prova d’água e de poeira – como todo smartphone deveria ser. Ele deve rodar Android 4.0.

Além desses, provavelmente veremos um novo aparelho da Huawei, que prometeu levar ao MWC “o smartphone mais esperto, mais rápido e com maior desempenho” – será que é quad-core também? E Samsung e Motorola poderiam nos surpreender usando Tegra 3. As duas empresas já usaram Tegra no passado, mas a Motorola prefere o TI OMAP, ainda indisponível em modelo quad-core. E a Samsung dá preferência a seus próprios chips Exynos, só que o modelo quad-core 4412 é apenas um rumor, e o Galaxy S III – que deve ser quad-core – não vai dar as caras no MWC.

Para quem se contenta com dual-cores, a Qualcomm deve exibir seu Snapdragon S4 de 1,5GHz; a Texas Instruments (TI), seu OMAP 4470 de 1,8GHz; e a Samsung pode mostrar mais do seu Exynos 5250 de 2GHz, anunciado em novembro. O Mobile World Congress começa em 27 de fevereiro. [Android and Me]