O evento da Microsoft em Nova York está quase chegando, e diversos rumores apontam para o que esperar em questão de hardware e de software, incluindo possíveis novidades para o Windows 10.

A Microsoft fará transmissão ao vivo do evento neste link a partir das 12h (horário de verão) de 26 de outubro. Os detalhes são escassos, mas temos uma ideia do que a empresa irá apresentar.

Microsoft Band: pulseira para exercícios físicos será deixada de lado
Microsoft reformula Paint com nova interface e desenhos em 3D

PC tudo-em-um Surface

A Microsoft estaria trabalhando em um novo Surface, desta vez na forma de um desktop tudo-em-um em vez de um laptop com touchscreen. Rumores de um desktop Surface circulam há anos, mas agora parece que isso vai finalmente se tornar realidade.

Este rumor em particular ficou sério no início deste mês, quando imagens de um teclado com a marca Surface vazaram através de um documento da FCC (equivalente americana à Anatel). O Windows Central também publicou o que parece ser uma página promocional da Microsoft com o mesmo teclado.

evento microsoft 2016 (1)
Imagem: USPTO

Por fim, um pedido de patente concedido este ano sugere que a Microsoft está pelo menos considerando a ideia de um desktop modular que utiliza vários componentes que se encaixam.

Vale notar que especialistas em segurança esperam que a Microsoft implemente criptografia AES em seus novos teclados. Em julho, a empresa de segurança cibernética Bastille publicou um estudo mostrando que milhões de teclados sem fio eram vulneráveis ​​a uma ameaça de segurança, muitos dos quais eram da Microsoft. Com essa falha, hackers podem registrar seus pressionamentos de tecla.

Atualizações para o Windows 10

Microsoft Windows 10
Foto por AP

A Microsoft certamente vai falar sobre o futuro do Windows 10 em todo tipo de produto. Parte da discussão deve girar em torno dos novos dispositivos que parceiros da Microsoft estão criando para a plataforma, e há também algumas coisas interessantes acontecendo no lado do software.

De acordo com a própria Microsoft, teremos no ano que vem duas grandes atualizações para o Windows 10 – codinomes Redstone 2 e Redstone 3 – e esperamos que a empresa revele mais detalhes sobre isso.

A atualização de aniversário (codinome Redstone 1) foi lançada em agosto, e trouxe algumas novidades interessantes no sistema operacional, incluindo a plataforma Windows Ink para canetas stylus, melhorias na Cortana, e suporte a programas Win32 convertidos para a Loja.

Segundo a ZDNet, builds de teste do Redstone 2 incluem melhorias no Windows Ink, no app da câmera e no subsistema Linux. Por exemplo, o Windows Ink vai incluir atalhos para desenho, incluindo estêncil e uma ferramenta de transferidor.

Atualizações para Surface Pro 4 e Surface Book

Microsoft Surface Book review (1)

É improvável que a Microsoft anuncie um novo design para o laptop Surface Book ou para o tablet Surface Pro, mas talvez vejamos atualizações para os modelos existentes.

Se eles fizerem uma aparição no evento, provavelmente será para receberem processadores Intel da geração Kaby Lake – que prometem temperaturas menores, maior desempenho gráfico, e maior performance de CPU. Segundo o Windows Central, devemos ver novidades maiores para o Surface Pro e Surface Book no segundo trimestre de 2017.

Uma misteriosa tecnologia chamada HomeHub

Segundo o Windows Central, a Microsoft estaria desenvolvendo um alto-falante inteligente chamado “HomeHub”, semelhante ao Amazon Echo e Google Home.

Ele iria responder a perguntas, definir lembretes e executar tarefas básicas com dispositivos de casa conectada (lâmpadas, termostato etc.). O HomeHub também poderia se conectar a computadores com Windows 10 na sua casa, ou seja, seria possível acessar músicas e arquivos remotamente.

No entanto, Tom Warren do The Verge alerta que esse seria apenas um dispositivo interno de testes para a Microsoft, não um produto para consumidores. O HomeHub existiria, mas como um recurso do Windows, não um hardware separado. Saberemos ao certo em breve.

Sem novos smartphones nem Microsoft Band

Microsoft Band 2 (3)

A Microsoft confirmou no início deste mês que não haverá uma nova pulseira fitness Band para este ano – parece que não teremos nenhuma geração futura dela, na verdade.

Da mesma forma, não espere quaisquer novos smartphones da Microsoft este ano. O eterno rumor do Surface Phone ainda vive, porém todos os sinais apontam que ele só deve se materializar mais para o final de 2017 “ou talvez só em 2018”, segundo a ZDNet.

Primeira foto por AP