No último domingo (29), a Radio Corporation of America (RCA) celebrou 100 anos desde que enviou a primeira mensagem de voz pelo ar.

Fundada em 1919, a rádio nasceu com grandes ambições: se tornar a empresa líder mundial em comunicações. Um dos primeiros passos para a meta foi construir um centro que transmitisse sinais internacionais e mensagens telegráficas. Em 1921, a empresa abriu a Rádio Central, em Rocky Point, em Long Island, Nova York.

No dia 5 de novembro de 1921 daquele ano, o então presidente dos Estados Unidos Warren G. Harding fez história ao enviar uma mensagem de rádio pela rede de retransmissão da RCA Radio Central da Casa Branca para todo o mundo. A mensagem de Harding foi escutada nas instalações de Riverhead da Austrália, Japão e mais 15 outros países.

A companhia dominou o mercado de eletrônicos e de telecomunicações nos Estados Unidos por mais de cinco décadas. Nos anos 1920, fundou a primeira rede de rádio dos Estados Unidos, a National Broadcasting Company (NBC), que se tornou gigante nas telecomunicações, e com o tempo tornou-se conhecida no mundo inteiro. Atualmente, ela é a segunda rede de televisão mais assistida dos Estados Unidos, atrás somente da CBS.

Hoje, a RCA existe apenas como uma marca. Sony Music Entertainment e Technicolor possuem suas marcas registradas.

Assine a newsletter do Gizmodo

No Brasil

A primeira demonstração pública de transmissão de rádio no país, aconteceu no dia 7 de setembro 1922. Nela, visitantes de uma exposição e outros cidadãos puderam ouvir o discurso do presidente Epitácio Pessoa, além de trechos da Ópera O Guarany, de Carlos Gomes.

Já em 1923, no dia 20 de abril, foi fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC.