Múmia mais antiga da história é achada em Portugal

Múmias de caçadores-coletores com 8 mil anos foram reveladas no Vale do Sado, em Portugal. Saiba detalhes sobre elas.
Primeiras múmias
Imagem: European Journal of Archaeology/Reprodução

Por muito tempo, o registro de mumificação mais antigo da história pertenceu a caçadores-coletores da cultura Chinchorro, que viviam na região do deserto chileno do Atacama. Suas múmias encontradas em sambaquis – enormes depósitos formados por materiais orgânicos – foram datadas em 7 mil anos.

whatsapp invite banner

Restos mortais recém encontrados no Vale do Sado, em Portugal, reescrevem essa história. De acordo com pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, os europeus já mumificavam seus mortos há 8 mil anos – mil anos antes do que se tinha registro.

A conclusão veio após a análise de 13 esqueletos encontrados na região durante a década de 1960. Os pesquisadores utilizaram uma abordagem conhecida como arqueotanatologia, em que os cientistas combinam o posicionamento dos ossos com o conhecimento sobre a decomposição do corpo humano. Assim, eles conseguem esclarecer como o corpo foi tratado logo após a morte e antes do enterro.

Os cientistas identificaram uma hiperflexão dos membros, ausência de desarticulação em partes significativas do esqueleto e um rápido preenchimento de sedimentos ao redor dos ossos. Alguns corpos haviam sido enterrados com as pernas flexionadas na altura dos joelhos e colocadas à frente do peito. 

Primeiras múmias

Representação de como as múmias foram enterradas em Portugal. Imagem: European Journal of Archaeology/Reprodução

Estes fatores indicam que o cadáver não era fresco, mas sim que passou por um processo de ressecamento antes de ser enterrado. Isso facilitaria na hora de mover o corpo e amarrá-lo com cordas na posição fetal pretendida. 

Dessa forma, temos a primeira evidência de mumificação deliberada na Europa mesolítica. O estudo completo foi publicado no European Journal of Archaeology.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas