O vídeo abaixo mostra a descida do robô Curiosity em Marte: estes são os últimos dois minutos e meio, a partir do ponto de vista dele. E para quem estava reclamando que não tinha fotos em alta resolução, o Curiosity já mandou uma imagem bem melhor (clique aqui para ampliar).

Por enquanto, o Curiosity não tira fotos com as câmeras principais, e sim com as Hazcams, que ajudam os cientistas a dirigi-lo por Marte. Ainda esta semana teremos imagens melhores – e coloridas! – então aguarde.

Esta não é a imagem super-HD panorâmica que todos estamos esperando, mas é a primeira em resolução (até que) alta do monte Sharp, com 5.500m de altura.

A montanha na imagem é o principal alvo do Curiosity. Ele deve revelar muito sobre a história de Marte, e oferece uma grande oportunidade de se encontrar provas de que existiu vida no planeta vermelho. O robô vai explorar Marte por pelo menos dois anos.

Além disso, temos o primeiro vídeo de sua descida a Marte, feito a partir de 297 fotos capturadas durante a aterrissagem. Está vendo a peça que saiu voando? É o escudo térmico, ejetado da cápsula pouco antes de chegar ao solo. Depois, você vê uma das rodas do Curiosity enquanto ele desce com ajuda do skycrane. Se você quiser outra perspectiva desta descida, veja esta animação (em HTML) feita pela NASA.

Mais sobre o Curiosity:

Curiosity pousa com sucesso em Marte: confira as primeiras imagens

O belo videogame que controla o Curiosity, da NASA, em Marte

Eis o ponto exato onde o Curiosity aterrissou em Marte