Produção de “Blade Runner 2049” processa Elon Musk após lançamento do Robotaxi
A Alcon Entertainment, a produtora “Blade Runner 2049”, está processando a Tesla, Elon Musk e a Warner Bros. Discovery. A produtora alegou que imagens utilizadas na estreia ao vivo do Robotaxi autônomo no lote do estúdio violam direitos autorais.
Com base no exame da empresa, uma imagem que Musk usou no evento do Robotaxi parece ter sido gerada por IA (inteligência artificial) usando fotos oficiais do filme. As cenas incluíam o policial interpretado por Ryan Gosling, bem como o veículo futurista do filme.
De acordo com o processo da Alcon, aberto nesta segunda-feira (21) em Los Angeles, as marcas tiveram uma atitude “intencionalmente maliciosa” para vender Teslas usando o longa que apresenta “um carro totalmente autônomo, artificialmente inteligente e com design impressionante”.
A Alcon alega que, em 9 de outubro, um dia antes do lançamento, a Warner entrou em contato para solicitar o uso das imagens para o evento da Tesla. O co-CEO da empresa, Andrew Kosove, e o produtor Broderick Johnson recusaram o pedido.
O processo da Alcon alega ainda que “Musk pessoalmente tomou conhecimento das negações de permissão da Alcon e expressou objeções” ao uso de imagens de “Blade Runner 2049”, mas “fez isso de qualquer maneira”.
A marca insistiu que o filme não tem afiliação com a Tesla, Musk ou qualquer uma de suas empresas. E apontou ainda o comportamento “politizado, caprichoso e arbitrário de Musk, que às vezes se transforma em discurso de ódio”.
Alcon alega prejuízos no uso da marca “Blade Runner 2049” pela Tesla
No processo, a Alcon busca uma liminar para impedir Musk, suas empresas ou “qualquer um trabalhando em conjunto com eles” de copiar, exibir, distribuir, vender ou oferecer “Blade Runner 2049” ou elementos protegíveis da obra “ou fazer trabalhos derivados dele para tais propósitos”.
Além disso, também pede pelo pagamento de danos monetários, alegando uma substancial “magnitude financeira da apropriação indébita”. “A Alcon gastou décadas e centenas de milhões de dólares construindo ‘BR2049’ na marca famosa que ela é agora”, disse o texto. A empresa cita contratos anteriores com marcas automotivas com “preços em dólares na casa dos oito dígitos”.
Por fim, a Alcon alegou que o uso das imagens “provavelmente causará confusão entre os clientes parceiros da marca ‘Blade Runner'”. Atualmente, a marca está em negociações com empresas automotivas para sua próxima série “Blade Runner 2099”, da Amazon Prime.
Reveja o evento de lançamento do Robotaxi: