Proibidões do micro-ondas: 7 alimentos que você deve evitar aquecer
O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais convenientes já inventados, possibilitando aquecer alimentos de maneira prática ao mesmo tempo que mata bactérias. Porém, você deve evitar aquecer alguns tipos alimentos no micro-ondas para evitar o risco de infecção alimentar pelo cozimento incompleto do micro-ondas, o que permite a sobrevivência de bactérias.
Além disso, aquecer certos alimentos no micro-ondas pode causar problemas ainda maiores. Por isso, para garantir que você não corra riscos, o Giz Brasil preparou uma lista com os sete principais alimentos que você deve evitar aquecer no micro-ondas.
1. Fórmula infantil ou leite materno
Para quem tem filhos, este é um dos principais alimentos para não aquecer no micro-ondas porque o processo de aquecimento destrói os nutrientes no leite materno, ou em fórmulas infantis, afetando a nutrição do bebê.
Além disso, estudos mostram que o aquecimento desigual do micro-ondas cria “pontos extremamente quentes” no líquido, o que pode ser perigoso para os lábios e para a garganta do bebê. Não é preciso dizer que bebês são seres muito mais frágeis que adultos, né? Obviamente, as consequências são muito mais graves.
2. Ovos cozidos
Aquecer ovos cozidos no micro-ondas pode ser um risco porque eles podem explodir devido à extrema pressão. A explosão é perigosa não apenas no micro-ondas, mas também ao ingerir ovos cozidos que podem explodir na sua boca.
3. Carnes processadas
Um dos principais “proibidões” para aquecer no micro-ondas são os alimentos processados, sobretudo carnes, devido à exposição à radiação. Essa exposição resulta na formação de produtos com oxidação do colesterol, que são mais perigosos que o colesterol comum.
Além disso, a oxidação do colesterol está ligada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, aumentando ainda mais o risco de carnes processadas.
4. Cenouras
Surpreendentemente, as cenouras são um dos alimentos que você deve evitar aquecer no micro-ondas. Assim como não se deve colocar metais no micro-ondas devido à reação que forma arcos elétricos similares a faíscas, cenouras podem conter minerais que causam o mesmo fenômeno.
Portanto, aquecer cenouras no micro-ondas aumenta o risco de danificar o eletrodoméstico e, até mesmo, causar incêndios. Veja cenouras causando fagulhas no micro-ondas:
5. Uvas
Similarmente às cenouras, aquecer uvas no micro-ondas geram uma perigosa reação entre o eletrodoméstico e os alimentos. Aliás, a reação é mais perigosa ainda quando as uvas ainda estão ligadas pelas cascas, criando plasma, semelhante a uma pequena chama.
As chamas que as uvas formam em micro-ondas já foram virais na internet, mas ninguém sabia explicar o fenômeno.
Recentemente, cientistas descobriram que várias frutas de videira, como uvas, causam chamas em micro-ondas porque aquecer alimentos “dielétricos aquosos” resulta em ressonâncias magnéticas dependentes de morfologia.
As frequências de micro-ondas se tornam um campo magnético externo que excita microesferas sólidas, ocasionando a dispersão de radiação eletromagnética por partículas esféricas. Veja:
6. Molho de tomate
Se você quiser arruinar seu micro-ondas, aquecer molho de tomate – e outros molhos – é melhor escolha. Assim como leite materno ou as fórmulas, pontos quentes são o risco.
Contudo, ao contrário do leite e outros alimentos líquidos, os pontos quentes aparecem abaixo da superfície do molho de tomate ao aquecê-lo no micro-ondas. O resultado: uma explosão que suja toda a parte interna do micro-ondas, incluindo os circuitos eletrônicos.
A composição do molho de tomate não é uniforme, contendo vários pedacinhos de tomate, água e olho. A água aquece mais rápido que os outros componentes e a espessura do molho de tomate gera um vapor que, finalmente, causa a explosão.
É como no caso dos ovos cozidos, mas com um maior potencial de bagunça. Por isso, o molho de tomate é o número um entre os alimentos que você deve evitar aquecer no micro-ondas para não danificá-lo.
7. Pimentas Chili
Do mesmo gênero da malagueta, aquecer essa versão extremamente mais quente no micro-ondas é uma forma mais eficaz de criar inimigos no seu prédio do que ouvir Californication repetidas vezes.
Isso porque a pimenta que inspira o nome da banda contém um elemento químico chamado capsaicina, o mesmo presente em spray de pimenta. Desse modo, aquecer pimentas chili no micro-ondas – e outras pimentas das espécies Capsicum annuum e Capsicum chinense – espalha a capsaicina pelo ar e causa odores em pessoas nos arredores.
Em 2016, bombeiros precisaram evacuar um prédio com mais de 30 apartamentos após moradores reclamarem de problemas respiratórios. O caso aconteceu em Rochester, nos EUA, após um morador aquecer pimentas chili no micro-ondas e o composto se espalhar por todo o prédio.