O Google busca desenvolvedores interessados em testar o Project Ara, smartphone modular previsto para ser lançado no ano que vem. A empresa começou a aceitar pedidos de kits de desenvolvimento do dispositivo, e a ideia é que desenvolvedores já tenham um protótipo em mãos para começar a criar os módulos que serão aceitos pelo futuro smartphone.

O kit de desenvolvimento de módulos conta com três placas de circuitos que ajudarão no desenvolvimento das diferentes peças que farão parte do aparelho. E o Google quer incentivar as grandes ideias que podem surgir já neste ponto do desenvolvimento: o Project Ara Developer Prize Challenge dará US$ 100.000 para quem criar o melhor dos módulos até o fim de setembro.

>>> Blocks é um smartwatch modular que você pode montar da forma que quiser

O formulário de inscrição pode ser encontrado aqui, e a primeira rodada de kits só poderá ser pedida até o dia 17 de julho (quinta-feira). Cada empresa pode pedir apenas um kit, e os únicos países excluídos do programa são Cuba, Irã, Coreia do Norte e Síria. Os primeiros protótipos serão entregues a partir do fim do mês. Uma segunda rodada se iniciará no dia 18 de julho (sim, já nesta sexta-feira) e os pedidos serão aceitos até 17 de agosto.

O Project Ara é uma iniciativa bem ambiciosa do Google. A ideia é lançá-lo em janeiro de 2015, mas, considerando que ele fez o primeiro boot em público no mês passado, é meio difícil acreditar que estará pronto até lá. De qualquer forma, seu sucesso também depende da adesão de outras empresas ao conceito dos módulos – com um kit em mãos, desenvolvedores podem usar a criatividade para começar a criar diferentes peças para o aparelho, e quem sabe já indicar quais são os caminhos que ele pode seguir para ser bem sucedido. [Project Ara via The Next Web, CNET]