Protagonista de “Triângulo da Tristeza” fica de fora do “In Memoriam” no Oscar 2023

A atriz e modelo sul-africana Charlbi Dean morreu em agosto, antes da estreia do filme nos Estados Unidos
Triângulo da Tristeza
Foto: Reprodução/IMDB

A cerimônia do Oscar faz, tradicionalmente, uma breve homenagem aos profissionais do cinema que morreram no último ano. Na 95º edição, não foi diferente: o momento “In Memoriam” contou com uma performance de Lenny Kravitz cantando “Calling All Angels”. Por outro lado, muitos notaram a ausência da atriz Charlbi Dean, a Yaya de “Triângulo da Tristeza”

whatsapp invite banner

Para quem não se lembra, a atriz e modelo sul-africana, Charlbi Dean, faleceu antes mesmo da estreia do filme nos Estados Unidos. A protagonista de “Triângulo da Tristeza” morreu aos 32 anos em agosto do ano passado, em decorrência de sepse, logo após a vitória do longa no Festival de Cannes. 

A causa da morte permaneceu em sigilo até dezembro, mas ela foi vítima de uma sepse, quer dizer, uma reação exagerada do organismo a alguma infecção causada por vírus, bactéria ou fungo — o que causa falência múltipla de órgãos. No caso da jovem, foi a bactéria Capnocytophaga

A ausência de Charlbi Dean na homenagem chamou a atenção especialmente porque o longa estava indicado em três categorias na 95ª edição do prêmio, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro.

Além dela, a atriz Anne Heche (“Hung”) e os atores Leslie Jordan (“Will & Grace”), Tom Sizemore (“O Resgate do Soldado Ryan”) e Robert Blake, que morreu poucos dias antes do Oscar, também ficaram de fora do “In Memoriam”. Halyna Hutchins foi outra sem homenagem póstuma do Oscar. Ela morreu no set de “Rust” após ser acidentalmente baleada por Alec Baldwin.

No Twitter, a ausência foi de Charlbi Dean amplamente notada e questionada. Além de concorrer nas principais categorias do Oscar, o papel de Yaya vinha sendo considerado um dos mais relevantes de sua breve carreira, que inclui a série “Black Lightning”, da The CW, e a franquia de dramédia sul-africana Spud.

https://twitter.com/ladanizita/status/1635115033511473154?s=20https://twitter.com/lazz_sc/status/1635273018422489088?s=20

Entre os homenageados que nos deixaram no último ano e apareceram no In Memoriam do Oscar 2023, vimos nomes como Olivia Newton-John, Angela Lansbury, Ray Liotta, Raquel Welch, Nichelle Nichols, Robbie Coltrane e James Caan. 

Ao final da homenagem no Oscar 2023, que foi apresentada por John Travolta, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas notificou que mais nomes homenageados estariam disponíveis no site do Oscar. Lá, é possível encontrar menções a Charlbi Dean e aos demais “excluídos”.  

A cerimônia pode incluir na homenagem personalidades do cinema que morreram entre a última edição do evento, em 27 de março de 2022, e a atual, neste domingo (12). 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas