Quais provedores gratuitos de internet discada você usava?
Se você é dos tempos da internet discada, deve ter arriscado um provedor gratuito em vez de pagar mensalidade para ter acesso a seus sites favoritos da época. Você se lembra de quais usou?
• Uma coleção de sons nostálgicos de tecnologia
• Por que cartuchos de videogame são uma ideia mais esperta do que você imagina
Como havia diversos provedores gratuitos, eu acabava instalando vários discadores no mesmo PC – iTelefonica, Click21, iG, iBest e POP, para mencionar os principais.
Havia também o Orolix, que prometia remunerar os usuários em até R$ 0,48 por hora de conexão, “graças aos acordos realizados com as empresas de telecomunicações”. Você também ganhava dinheiro ao indicar pessoas para a rede, algo que lembra um esquema de pirâmide. Esse provedor era dos mesmos criadores do Super11, que chegou a oferecer internet grátis por volta dos anos 2000, mas que durou pouco.
Em 2000, a revista Info falava sobre a primeira onda de provedores gratuitos de internet discada, que queriam ganhar dinheiro exibindo propagandas na tela do PC. A conta, no entanto, não fechava:
Quem lançou a onda foi o Bradesco, em novembro de 1999. Logo depois vieram Unibanco, BRFree, iG, Tutopia e até a Igreja Católica… O que poucos esperavam é que esse modelo fosse ameaçar um colapso tão cedo.
A morte do Super11 e da NetGratuita só reforçou as teses pessimistas de que o acesso gratuito é uma idéia furada, porque inviável financeiramente. Enquanto o Super11 faliu de vez, deve mundos e fundos aos funcionários e viu seu principal investidor, o Banco Safra, cair fora sem dar satisfação, a NetGratuita parou as máquinas antes que o vermelho comprometesse as contas do UOL Inc., empresa-mãe…
A Terra Networks mantém o Terra Livre como elemento estratégico, apesar de não fazer força para promovê-lo. O iG, que já lançou alguns serviços pagos, defende o acesso grátis como marketing. Mas mudou o jeito de usar o próprio nome, que foi de Internet Grátis para Internet Group.
Com o passar dos anos, o modelo de provedor gratuito voltou, trazido pelas próprias empresas de telefonia – Telefônica (iTelefonica), Embratel (Click21), Brasil Telecom (iBest), entre outras.
Reunimos abaixo os principais discadores, tanto de internet gratuita como paga. Quais deles você usava?
[galeria_embeded]
Confira todas as imagens em uma só página neste link.
Foto por Christiaan Colen/Flickr