Os primeiros detalhes concretos sobre o Android 3.0, ou Gingerbread, são de deixar qualquer geek ansioso. É um Android mais fluido, mais rápido, e melhor – e possivelmente com chat em vídeo e ligações no Google Voice via Wi-Fi.

Eis os detalhes listados pelo Phandroid, com a pior foto de um vazamento da história. Imagine todas as melhoras estéticas e de interface que o Android 2.2 (Froyo) recebeu, levados a um nível mais alto:

  • A maioria dos ícones foi redesenhada e estão mais limpos.

  • A barra de notificações é mais cinza, com um visual meio parecido com a barra da TouchWiz – interface da Samsung usada no Galaxy S.

  • Toda a interface parece mais unificada, e o verde se torna a cor proeminente. Os apps do Google também parecem mais integrados ao OS.

  • As listas agora saltam quando você chega no fim ou no começo, como no iOS ou Windows Phone 7, mas com um brilho laranja nas bordas.

  • Eles estão trabalhando para implementar chat em vídeo usando os mesmos protocolos do Google Talk, mas talvez a função não chegue ao Gingerbread. (Isso seria ótimo, porque seria um concorrente direto ao FaceTime, especialmente porque poderia ser usado com alguém no computador também.)

  • Eles também estão trabalhando em ligações VoIP para Google Voice através de 3G e Wi-Fi.

Isto é basicamente do que o Android precisa para se tornar competitivo em relação ao iOS e Windows Phone 7, apesar de que também esperamos que o Google lance algumas funções demonstradas no evento Google I/O, como o Google Music. Felizmente, é provável que ainda tenhamos mais novidades para o Gingerbread – visite o Phandroid para a lista completa. [Phandroid]