Tim Cook, o atual CEO da Apple, admitiu que já trabalha em um plano para definir quem será seu sucessor à frente da companhia. A informação foi revelada em uma entrevista veiculada no podcast BBC Sounds “Dua Lipa: At Your Service”, comandado pela diva pop vencedora de três Grammys.
Aos 63 anos, Cook ocupa o posto de mandatário da gigante da tecnologia desde 2011, quando Steve Jobs se afastou do cargo pouco antes de sua morte. Na entrevista, o chefão da Apple não quis revelar quem será a pessoa que irá substituí-lo no cargo no futuro, mas sinalizou que deve ser alguém que conhece de perto a cultura da empresa.
Cook trabalhou como vice-presidente global de operações da Apple por 13 anos antes de se tornar CEO. E, aparentemente, a intenção é novamente preparar alguém “de casa” para assumir o posto mais importante da empresa no futuro.
“Meu trabalho é preparar várias pessoas para terem sucesso, e eu realmente quero que a pessoa venha de dentro da Apple”, disse Cook. “Então esse é o meu papel: há vários para o conselho escolher”, afirmou ele à Dua Lipa. Confira, abaixo:
Nomes cotados
Entre os cotados para assumir o cargo estão rostos conhecidos da empresa, como, por exemplo, Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, e Eddy Cue, o atual vice-presidente de serviços da empresa. No entanto, ainda é difícil dizer quem é o favorito para assumir a posição.
Cook tem uma natureza introspectiva e discreta. Porém, ele é muito respeitado pelas gigantes da tecnologia do Vale do Silício. Em seus 25 anos na Apple, Cook foi um dos responsáveis por ajudar a recuperar a companhia que esteve à beira da falência. Atualmente a “maçã” é uma das marcas mais valiosas do mundo, valendo quase US$ 3 trilhões.
O CEO pode se aposentar a qualquer momento, mas não dá indícios de que fará isso tão cedo. Na entrevista, Cook afirmou que adora o que faz, não enxerga sua vida fora da Apple e que deve “continuar lá por mais um tempo”.