Cultura

Quais os rivais de “Retratos Fantasmas” na briga pelo Oscar de filme estrangeiro?

Filme de Kleber Mendonça Filho vai representar o Brasil no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional. Veja com quem o longa concorre
Imagem: Reprodução

Na semana passada, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou a escolha do longa-metragem “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, para representar o Brasil no Oscar 2024 na categoria de Melhor Filme Internacional.

Como destaca a Agência Brasil, o documentário disputou, na última fase da seleção, com “Estranho Caminho”, de Guto Parente; “Noites Alienígenas”, de Sergio Carvalho; “Nosso Sonho: A História De Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria; “Pedágio”, de Carolina Markowicz; e “Urubus”, de Claudio Borrelli.

“Retratos Fantasmas” a história do centro da cidade de Recife, em Pernambuco, a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos no século 20.

Com a confirmação, nesta quarta-feira (20), de que o drama sobre imigração “Io Capitano”, de Matteo Garrone, vai representar a Itália, a disputa ao prêmio fica cada vez mais acirrada. O filme italiano segue dois jovens africanos, Seydou e Moussa, que deixam Dacar, no Senegal, para chegar à Europa.

Com a cerimônia do Oscar marcada para 10 de março de 2024, os indicados serão anunciados em 23 de janeiro. Masb, antes disso, cada país deve submeter suas obras concorrentes até 2 de outubro. Conheça outros possíveis rivais do Brasil na disputa:

“Shayda” (Austrália)

No drama, uma jovem mãe iraniana e a sua filha de seis anos encontram refúgio num abrigo para mulheres na Austrália durante as duas semanas do Nowruz, o ano novo iraniano. O filme de Noora Niasari tem produção executiva de Cate Blanchett, estreou no Festival Sundance, além de vencer o prêmio do público no “World Cinema Dramatic”, segundo o Screen Daily.

“Perfect Days” (Japão)

Esta comédia dramática de Wim Wenders segue Hirayama (Kōji Yakusho), um empregado de limpeza de banheiros públicos em Tóquio cuja vida é revelada pouco a pouco através das músicas que ouve, dos livros que lê e das fotografias que tira. O longa estreou em Cannes, onde conseguiu o prêmio de Melhor Ator para Yakusho Koji. Além disso, será exibido na abertura do Festival Internacional de Cinema de Tóquio este ano.

“20 Dias em Mariupol” (Ucrânia)

O documentário sobre a Guerra na Ucrânia segue jornalistas na cidade de Mariupol durante os primeiros 20 dias de conflita na cidade. A obra recebeu prêmios no concurso Cinema for Peace, no Cleveland International Film Festival e no Sundance Film Festival, entre outros. Você pode ler mais sobre ele neste texto do Giz Brasil.

Com informações da Variety.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas