Qual a 1ª cena pós-créditos da história e como elas bombaram nos cinemas
As cenas pós-créditos são populares no cinema, principalmente em filmes da Marvel. Mas elas nem sempre foram comuns: faz apenas algumas décadas que elas surgiram como uma forma de provocar os espectadores com ganchos para sequências ou mostrar erros de gravação após o encerramento dos filmes.
A primeira que se tem notícia é a do filme “O Agente Secreto Matt Helm” (“The Silencers”, no título original), de 1966. A paródia de James Bond segue o agente secreto Matt Helm (Dean Martin), que sai de sua aposentadoria impedir os planos malignos da Organização Big O e salvar o mundo de um holocausto nuclear.
Baseado no romance de mesmo nome de Donald Hamilton, o filme ganhou três sequências ainda na década de 1960. A cena pós-créditos de pouco mais de 30 segundos, entretanto, não tinha grande relação com elas. Afinal, ela apenas mostrava Helm cercado por mulheres seminuas, dizendo “coming up next” (a seguir, em tradução livre).
Apesar de garantir uma continuação, a frase não revelava grandes informações sobre os novos filmes. Ela era apenas mais uma das cenas inspiradas pelos filmes do agente 007, que terminavam com a frase “James Bond Will Return” (James Bond vai retornar, em português).
Assista à primeira cena pós-créditos da história aqui:
Como as cenas pós-créditos conquistaram os cinemas?
Embora “The Silencers” tenha tido a primeira cena pós-créditos da história, o filme responsável por torná-las populares foi outro.
Bem antes da Marvel adotar a tendência em Homem de Ferro (2008), “Muppets – O Filme” foi quem conseguiu o feito, em 1979. No trecho, os Muppets apareciam dizendo ao público: “Vá para casa! Vá para casa! Tchau, tchau!”.
Anos mais tarde, em 1986, a comédia “Curtindo a Vida Adoidado” parodiou a cena, com o protagonista Ferris Bueller (Matthew Broderick). “Ainda estão aqui? Já acabou. Pode ir embora. Vai!”.
Em agosto passado, foi anunciado que o clássico de John Hughes ganharia um filme spin-off intitulado “Sam and Victor’s Day Off”. Saiba mais nesta matéria do Giz Brasil.