Cultura

Qual a situação de Alec Baldwin na justiça após disparo acidental no set de “Rust”

Na reabertura do caso do filme de faroeste, promotores apresentaram outra acusação contra o ator no dia 19 de janeiro; Baldwin não pode sair dos EUA
Gage Skidmore/Flickr/Divulgação

O ator Alec Baldwin se declarou inocente e não compareceu de forma virtual à primeira audiência de um tribunal por conta da acusação dos promotores de Novo México pelo tiro no set de filmagem de “Rust”, segundo The Hollywood Reporter.

whatsapp invite banner

Alec Baldwin afirmou que não puxou o gatilho da arma. O tiro, porém, vitimou a diretora de fotografia Halyna Hutchins durante um ensaio de uma cena em outubro de 2021. A primeira acusação de homicídio culposo foi arquivada, mas foi o caso foi reaberto em janeiro.

Condições para liberdade

Alec Baldwin segue com condições para ficar em liberdade, como não portar armas de fogo, beber, não viajar para fora dos Estados Unidos e entrar em contato com qualquer pessoa que possa testemunhar no caso, segundo The Hollywood Reporter e o Deadline.

Ainda assim, o ator pode conversar com testemunhas da produção de “Rust”, mas não deve discutir o incidente e nem o potencial testemunho.

A ordem o juiz do Novo México T. Glenn Ellington diz:

“A discussão sobre o incidente é permitida com as testemunhas nomeadas como co-réus civis apenas desde que tais conversas sejam realizadas exclusivamente na presença de advogados para fins de litígio civil. O réu não solicitará, direta ou indiretamente, testemunhas ou membros do caso e equipe para participarem do documentário com filmes de Moxie ou para obter declarações sobre segurança no cenário de ‘Rust’ fora dos procedimentos investigativos padrão.”

Ordem o juiz do Novo México T. Glenn Ellington

A pena do ator pode ir de 18 meses até 3 anos de prisão se for considerado culpado. Por outro lado, Baldwin enfrenta uma série de casos civis de “Rust” na Califórnia e no Novo México, segundo o Deadline.

A armeira Hannah Gutierrez-Reed foi acusada de homicídio culposo e adulteração de provas. Dessa forma, o julgamento dela é previsto para esse mês.

Filme finalizado com Alec Baldwin

O processo de finalização do filme receberá um documentário focado na vida e obra de Hutchins — e com apoio do viúvo, Matthew Hutchins.

Em maio de 2023, o ator anunciou o fim das gravações do filme. Por fim, as primeiras imagens do longa de faroeste foram divulgadas em janeiro deste ano.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas