Já denunciou um perfil no Instagram e percebeu que ele continuava ativo? Está na dúvida sobre quantas denúncias são necessárias para derrubar uma conta na rede social?
A resposta para essas questões não é definitiva. Afinal, não há um número definido para garantir a desativação de um perfil. A exclusão depende do teor da violação, ou seja, uma denúncia sozinha pode afetar o status do perfil. Mas, já adiantamos, isso é muito improvável.
Antes de uma conta ser excluída, o Instagram costuma enviar um aviso sobre o descumprimento das políticas do site, além de remover a publicação ofensiva do perfil. Mas isso, por si só, não coloca uma conta em risco. Independentemente do número de denúncias, o usuário só recebe o aviso se a postagem violar, de fato, suas diretrizes ou termos de serviço.
De acordo com o Meta, a detecção das violações é feita de forma automatizada, através do uso de sistemas IA (Inteligência Artificial). Os algoritmos detectam automaticamente os posts que violam suas políticas e emitem avisos para seus proprietários. Dessa forma, não é preciso que outra pessoa realize uma denúncia. Além disso, em casos de várias violações consecutivas, o Instagram emite um aviso dizendo: “Sua conta pode ser excluída”.
O que causa a exclusão de um Instagram?
O que influencia na “queda” de um perfil é o tipo de violação. Uma série de publicações com conteúdo pornográfico ou ilegal, por exemplo, pode levar à exclusão imediata. Principalmente, pela frequência do compartilhamento dessas postagens.
Além disso, conteúdos mais explícitos tem detecção mais fácil do que os mais “subjetivos”, como denúncias por assédio ou bullying. Contas que recebem denúncias com frequência podem seguir para a avaliação de um moderador humano.
Você pode verificar suas violações e denúncias no Instagram. Para isso, vá para Configurações > Ajuda > Solicitações de suporte.