Quase a população do Brasil: Spotify atinge 195 milhões de assinantes pagos
O Spotify chegou aos 195 milhões de assinantes pagos – quase a população total do Brasil, que é estimada em 214 milhões. O objetivo é ultrapassar a marca de 200 milhões até o final do ano, disse a empresa no relatório financeiro do terceiro trimestre de 2022, divulgado na terça-feira (25).
Desde setembro, o streaming de áudio recebeu 7 milhões de novos assinantes pagos. É uma surpresa tendo em vista que a plataforma aumentou seus preços para o plano Premium em abril do ano passado.
Mesmo com o salto em assinantes, a margem de lucro bruto do Spotify caiu para 24,7%, dois pontos abaixo do registrado no terceiro trimestre de 2021. À época, a plataforma somava 172 milhões de usuários do plano Premium.
Segundo o Spotify, a queda tem relação com um “ajuste desfavorável” às estimativas do período anterior por causa do pagamento de rendimentos passivos a detentores de direitos autorais.
Novos focos
A plataforma vem apostando cada vez mais em podcasts. O Spotify oferece 4,7 milhões de podcasts. Entre julho e setembro, eram 4,4 milhões. Ainda que não seja lucrativo, a empresa disse que viu um “crescimento de dois dígitos” na receita do formato.
Ainda assim, o setor ainda está longe da estabilidade. No começo de outubro, um porta-voz do streaming antecipou o cancelamento de 11 podcasts originais até dezembro.
Até lá, o Spotify foca em sua nova divisão: sua própria plataforma de audiobooks, lançada no final de setembro. À época, o streaming afirmou que os audiobooks são uma fatia de mercado “praticamente inexplorada”, mas que cresce 20% a cada ano.