Ciência

Quem criou a expressão “Big Bang” para a formação do Universo

Apesar de sua intenção inicialmente pejorativa, o nome “Big Bang” acabou sendo amplamente adotado pela comunidade científica e pelo público em geral
Imagem: Freepik/Reprodução

O termo “Big Bang”, que é usado para o fenômeno que deu origem ao Universo, foi cunhado de forma um tanto irônica pelo astrônomo britânico Fred Hoyle. Confira abaixo esta história!

Foi durante uma transmissão de rádio da BBC em 1949 que Hoyle, que era um proponente da teoria do estado estacionário, usou o termo para descrever a teoria rival.

Apesar de sua intenção inicialmente pejorativa, o nome “Big Bang” acabou sendo amplamente adotado pela comunidade científica e pelo público em geral.

big bang

Hoyle formulou a teoria sobre a nucleossíntese estelar. Imagem: BBC/Reprodução

A teoria do Big Bang é a explicação mais aceita para a origem do nosso Universo. Segundo essa teoria, o Universo surgiu a partir da expansão repentina e violenta de uma partícula extremamente densa e quente, que ocorreu há aproximadamente 13,8 bilhões de anos.

Essa expansão, muitas vezes descrita como uma explosão, deu origem ao espaço e ao tempo, assim como a toda a matéria e energia que conhecemos.

Como foi o Big Bang, segundo a ciência

Nos primeiros momentos após o Big Bang, o Universo era composto por um plasma de quark-glúons, uma “sopa primordial” de partículas subatômicas em altíssimas temperaturas.

À medida que o Universo se expandia, ele esfriava, permitindo que as partículas se combinassem para formar átomos simples, como hidrogênio e hélio.

A luz começou a se propagar livremente cerca de 380 mil anos após o Big Bang, no evento conhecido como recombinação.

Assim, a teoria do Big Bang é sustentada por várias evidências observacionais, incluindo a radiação cósmica de fundo em micro-ondas, que é o eco térmico da explosão inicial, e o afastamento das galáxias, que indica que o Universo continua em expansão.

Além disso, a abundância de elementos leves no universo, como hidrogênio e hélio, está de acordo com as previsões da nucleossíntese do Big Bang.

Embora o termo sugira uma explosão no espaço, é importante ressaltar que a teoria descreve na verdade uma expansão do próprio espaço.

Não houve um centro de explosão; em vez disso, o espaço começou a se expandir uniformemente em todas as direções. O Big Bang não foi uma explosão no espaço, mas sim do espaço.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas