Quem é Emily Zugay: única pessoa seguida pelo perfil do Windows no TikTok

"Amizade" começou quando o Windows respondeu ao vídeo feito pela tiktoker Emily Zugay, que "redesenhou" o logo da empresa. Mas existe uma "estratégia" atrás disso. Saiba qual é
Quem é Emily Zugai: única pessoa seguida pelo perfil do Windows no TikTok
Imagem: TikTok/Reprodução

Desde que entrou no TikTok, em outubro de 2021, o Windows só segue uma única pessoa: a influencer norte-americana Emily Zugay. A designer gráfica de 25 anos ficou conhecida ao criar logotipos ruins para empresas famosas – e é aí que entra sua relação com a Microsoft.

A “amizade” entre a Microsoft e Zugay começou assim que a big tech criou uma conta para o Windows na rede social chinesa.

A conta do Windows comentou alguns vídeos em que a influenciadora “recriava” logotipos famosos e não demorou muito para que Zugay criasse uma paródia gráfica para o sistema operacional da Microsoft. 

Na versão irônica de Zugay, o design minimalista e azul do Windows foi substituído por uma foto de seu rosto dividida em quatro partes assimétricas. Resultado: a Microsoft colocou o logo “reformado” em uma de suas lojas em Nova York – e, claro, fez um TikTok sobre isso. 

@windows

#stitch with @emilyzugay we went ahead and updated our store signs, let us know what you think 👍

♬ Windows 11 Beat – Windows

Até hoje, Emily Zugay é a única conta que o Windows segue no TikTok. No Instagram, o sistema operacional também acompanha a influenciadora, mas ela não está sozinha: compartilha a notoriedade com outros 56 usuários. 

Receita viral

Por trás dessa escolha existe uma estratégia comercial do Windows. A marca, que existe desde 1985, vive de nostalgia nas redes: é o típico tiozão do rolê. E isso faz sentido para o público-alvo que a companhia percebeu ter no TikTok. 

“No nosso canal Windows, 70% do engajamento vem de reações e memes nostálgicos”, disse Biz Hennigan, vice-presidente e líder de clientes da agência Super Digital, que gerencia a conta no TikTok para a Microsoft, ao site Adweek

A estratégia deu certo: a marca alcançou 1 milhão de seguidores na rede de vídeos curtos em apenas nove meses depois de ir ao ar. Até a publicação deste texto, eram 1,5 milhão de seguidores e mais de 11,9 milhões de curtidas em seus vídeos. 

Alguns vídeos chegam a ter, sozinhos, 10 milhões de visualizações. “Gastamos menos tempo selecionando o calendário perfeito e, em vez disso, temos pessoas que fazem parte da plataforma e nos aconselham o que devemos fazer a seguir com a marca”, contou Henningan. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

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