Quem é Kairan Quazi, garoto prodígio de 14 anos contratado por Elon Musk

O jovem engenheiro de softwares Karian Quazi acabou de se formar em ciência da computação e foi contratado para trabalhar na Starlink, empresa ligada à SpaceX. Saiba mais dele
Kairan Quazi, jovem de 14 anos contratado pela SpaceX
Kairan Quazi (esq.) - Divulgação/Santa Clara University

O engenheiro de softwares Karian Quazi chamou atenção recentemente após ter sido contratado para trabalhar na SpaceX, empresa de tecnologia aeroespacial do bilionário sul-africano Elon Musk. O detalhe é que Karian Quazi tem apenas 14 anos de idade.

O anúncio foi feito em uma postagem no perfil de Linkedin do adolescente. Quazi, que acabou de se formar na Universidade Santa Clara, na Califórnia, deve trabalhar na equipe de engenharia do Starlink, o serviço de internet via satélite da SpaceX. Segundo ele, a empresa de Elon Musk foi uma das poucas que não levou em conta sua pouca idade na hora de contratá-lo.

O perfil do garoto de Elon Musk

Os sinais de precocidade de Kairan Quazi começaram ainda em seus primeiros anos de vida. Segundo o jornal Los Angeles Times, aos dois anos ele já falava frases completas. Pouco tempo depois, na pré-escola, gostava de comentar com os colegas e professores as notícias que ouvia na rádio.

Aos dez anos, as matérias da escola pareciam fáceis demais de resolver. Então, um pediatra sugeriu que ele deveria alçar voos maiores e ir direto para o Ensino Superior. Seus pais e professores concordaram. O problema é que apenas uma instituição, a La Postas College, aceitou matriculá-lo para a graduação em matemática.

Aos 11 anos, conseguiu um estágio em pesquisas com inteligência artificial na Intel Labs. Foi a partir dali que as portas começaram a se abrir. A prestigiada Universidade Santa Clara, que fica no Vale do Silício, aceitou sua transferência, com enfoque em engenharia e ciência da computação. Além de estudar, também chegou a ser tutor de colegas de curso.

“Quando entrei (na universidade), muita gente ficou intrigada”, disse Kairan ao jornal Mercury News. “Mas, alguns dias depois, acho que a novidade passou e a maioria começou a perceber que sou uma pessoa normal.”

Estagiário de IA

No ano passado, ele ficou quatro meses trabalhando como estagiário na Blackbird.AI, uma firma de ciber-inteligência. Segundo seu Linkedin, ele ajudou a criar um sistema que detecta conteúdos manipulados em postagens em mídias sociais.

Apesar dos sinais de que é um garoto prodígio, não foi fácil para Kairan conseguir um emprego regular. Segundo ele, das várias empresas que entrou em contato, 95 rejeitaram seu currículo — provavelmente por conta da idade — e apenas três responderam positivamente. Uma delas foi a SpaceX, que segundo ele, “é a empresa mais legal do planeta”.

Agora, aos 14 anos, o estudante mais jovem da história da Universidade Santa Clara se mudará para Redmond, em Washington, junto com a mãe para iniciar uma nova etapa na vida: ser funcionário de Elon Musk.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Já passou pelas redações da Editora JBC, São Paulo Shimbun, Folha de S. Paulo e Portal R7. Prefere o lado alternativo das coisas, de música a futebol.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas