Quem é MrBeast, o novo recordista de seguidores no YouTube

No YouTube desde os 12 anos, criador de conteúdo americano chama a atenção por investir pesado em vídeos exclusivos para a plataforma, dando prêmios em dinheiro para amigos e seguidores
Quem é MrBeast, o novo recordista de seguidores no YouTube
Imagem: Instagram/MrBeast/Reprodução

O posto de maior criador de conteúdo do YouTube, ocupado 10 anos ocupado pelo sueco PewDiePie, agora é do americano MrBeast. O influenciador e filântropo de 24 anos, cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson, chegou à marca de 112 milhões de seguidores. 

PewDiePie tem 111,8 milhões de inscritos até a publicação desta reportagem. Criado por Felix Kjellberg, ele era o canal com mais inscritos no mundo desde agosto de 2013. Em 2019, se tornou o primeiro a ultrapassar a marca dos 100 milhões de inscritos. 

A diferença entre os dois está no conteúdo principal. Enquanto PewDiePie faz vídeos em que reage a jogos, MrBeast produz conteúdos com grandes prêmios em dinheiro e ações de caridade. 

Em seu vídeo mais popular, com 303 milhões de visualizações, ele organiza uma competição inspirada na série “Round 6″. A riqueza de detalhes e o dinheiro gasto na produção chamam a atenção. Segundo Donaldson, foi um dos vídeos mais caros já produzidos em seu canal, custando US$ 3,5 milhões. Quem ganhou levou para casa US$ 456 mil – quase R$ 2,5 milhões no câmbio atual. 

Para além dos desafios envolvendo prêmios para inscritos, o conteúdo de MrBeast é bastante variado – e, às vezes, polêmico. O maior youtuber da história já gravou vídeos em que passou 50 horas enterrado vivo. Em outro, contou de um em um até 100 mil. Donaldson já tentou ficar um mês sem comer — e, spoiler, parou no 14° dia.

MrBeast entrou no YouTube em 2012, quando tinha apenas 13 anos, e, de lá para cá, nunca parou de produzir conteúdo. Em julho, foi o segundo youtuber a alcançar a marca de 100 milhões de inscritos. 

O mais interessante é que o canal tem títulos, áudios e descrições traduzidas para mais de nove idiomas – o que amplia sua gama de seguidores ao redor do mundo. Os vídeos em português fazem muito sucesso no Brasil, e vem ampliando o número de fãs no país.

Quem é PewDiePie, agora no 2º lugar

PewDiePie, por sua vez, começou no YouTube em 2010. Ele ganhou popularidade ao reagir a gameplays, especialmente de terror, com humor ácido e expressões exageradas. 

Seu vídeo mais visto tem 310 milhões de visualizações. É um rap em que “desafia” a editora indiana de clipes T-Series, até hoje o canal com mais inscritos do mundo, com 200 milhões de assinantes.

Sua popularidade entre o público jovem fez com que formasse parcerias com grandes marcas, como a Disney. Em 2017, porém, a companhia do Mickey Mouse cortou os laços com o youtuber após acusações de racismo e antissemitismo. 

Dois anos depois, quando foi o primeiro a alcançar 100 milhões de inscritos, PewDiePie pausou o canal – ele disse ter tido um burnout por excesso de produção de vídeos. A produção já foi retomada. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas