O mercado de TI está aquecido e, ao mesmo tempo, enfrenta um grande desafio: a escassez de profissionais qualificados. Segundo uma pesquisa recente da consultoria IDC, 117 mil vagas serão abertas até 2015, sem que haja gente suficiente para preenchê-las. A Embarcadero não ficou esperando que a situação se resolvesse sozinha. E decidiu fazer a sua parte. Líder no fornecimento de ferramentas premiadas de bancos de dados e de desenvolvimento de softwares, resolveu oferecer treinamento em escolas e empresas. Afinal, um país sem uma TI forte é um país preso ao passado.

“Nossa missão é ajudar os desenvolvedores a se moverem para o futuro, sem abandonar o passado. Ou seja, temos que facilitar o alcance a novas tecnologias, plataformas, boas práticas, respeitando o conhecimento das pessoas e suas necessidades. Além de ser um mercado com grande demanda, ele ainda pede constante atualização. A ideia é que tenhamos o maior número possível de profissionais formados, e ferramentas como o Delphi facilitam isso, já que fornecem produtividade e rápida curva de aprendizado aos profissionais”, conta José Eugênio Braga, presidente da Embarcadero do Brasil.



Veja abaixo os principais programas da Embarcadero. Ao longo dos próximos meses, vamos trazer mais informações sobre cada um deles e novidades da empresa para ajudar o mercado a crescer e se fortalecer.

Programa Acadêmico de Licenças

Com o Programa Acadêmico de Licenças, a Embarcadero disponibiliza às instituições de ensino um grande conjunto de ferramentas de desenvolvimento e de banco de dados multiplataforma para o uso de alunos, seja em sala de aula ou em casa.

Válido por um ano, o Programa oferece descontos de mais de 99% em licenças concorrentes da caixa de software All-Access, que inclui ferramentas como Embarcadero RAD Studio, com o Delphi, C++Builder, ER/Studio, DBArtisan, Rapid SQL, entre outras.

Qualquer instituição de ensino brasileira credenciada no Ministério da Educação e que ofereça cursos de tecnologia da informação pode participar.

Embarcadero Academic Training

O Embarcadero Academic Training é um programa de treinamento, com duração mínima de um ano, que disponibiliza materiais didáticos exclusivos às universidades que aderem ao Programa de Licenças.

Quem participa recebe um certificado de conclusão emitido oficialmente pela Embarcadero e tem a possibilidade de divulgar seu nome no portal http://www.embarcaderobr.com.br/treinamentos/, canal de interação com empresas parceiras, que buscam preencher vagas de trabalho. Os alunos também podem realizar, no prazo de até 90 dias, a prova Delphi Certified Developer, exame de conhecimentos gerais sobre os conceitos de programação Delphi, por apenas R$ 10,00. O programa contribui ainda com a qualificação de professores, que têm acesso a videoaulas exclusivas.

“A área de desenvolvimento mobile está em forte crescimento e a Embarcadero é a única que oferece a possibilidade de desenvolvimento nativo, com uma única base de código para plataformas Android e iOS. Por isso, somos muito procurados por alunos e universidades”, diz José Eugênio Braga. Ele estima que o programa deva atingir mais de 150 universidades até o fim do ano.

Centros de Treinamento

Fora das universidades, a Embarcadero reforça parcerias com centros de treinamento ao redor do Brasil para ofertar cursos a profissionais que buscam se especializar. “A expectativa é expandir a rede, atendendo a uma demanda cada vez mais expressiva. Estamos inscrevendo novos centros que queiram ofertar nossos cursos”, convida o presidente da Embarcadero no Brasil.

O material utilizado é desenvolvido pela Embarcadero, que também emite os certificados de conclusão dos treinamentos. Além disso, somente instrutores qualificados pela companhia são autorizados a ministrarem as aulas.

Recrutamento

A Embarcadero disponibiliza ainda uma área para cadastrar vagas e currículos, unindo assim as duas pontas: empresas e profissionais. O banco de vagas e perfis apoia desenvolvedores e estudantes que buscam oportunidades de trabalho na área. O serviço é gratuito tanto para quem recruta quanto para os desenvolvedores.

Mais informações estão no site http://www.embarcaderobr.com.br/treinamentos.

Se quiser conversar com a Embarcadero, é só falar. Estamos aqui.