Quer fugir do esquema das “big techs”? Veja como funciona o e-mail independente
É muito comum encontrar pessoas que usem gerenciadores de e-mail de grandes empresas, como Google, Microsoft ou Apple. Elas dominam este mercado e acabam sufocando companhias que tentam ingressar no segmento.
Felizmente existem algumas alternativas gratuitas aos serviços das “big techs”, como o Edison Mail, disponível gratuitamente nas versões web e mobile, para Android e iOS. A grande novidade é que a plataforma anunciou recentemente que terá suporte para mais idiomas, incluindo o português.
Os outros idiomas adicionados são: francês, espanhol, italiano, hindi e alemão. A empresa afirmou que o suporte para mais idiomas é resultado do pedido de usuários residentes em países que não são de língua inglesa. A previsão do Edison Mail é ter suporte para mais línguas ainda 2022.
O aplicativo tem uma série de recursos interessantes, como um organizador da caixa de entrada baseada em inteligência artificial, auxiliando o usuário no gerenciamento de quais assuntos são mais importantes ou menos relevantes.
Para oferecer mais praticidade, a plataforma oferece um widget exclusivo que manda lembretes de eventos do dia e também para o usuário responder os convites esquecidos e que estão salvos no calendário.
Além disso, o Widget Assistente sugere o cancelamento de inscrições daquelas newsletters que o usuário não lê, mas ficam poluindo sempre a caixa de entrada. A plataforma também oferece possibilidade de bloqueio permanente de remetentes indesejados
O Edison Mail não é a única empresa que pode servir como alternativa para os gerenciadores das grandes empresas de tecnologia. Veja outras opções:
ProtonMail
Recentemente, a empresa anunciou a troca do nome para Proton apenas. Além de um serviço de e-mail criptografado, está expandindo seu portfólio com um serviço de armazenamento em nuvem, VPN e um calendário criptografado. Todos os serviços da empresa são pensados para o usuário ter o máximo de privacidade. O serviço tem um plano gratuito e também oferece assinaturas pagas para quem deseja mais recursos.
Mail.com
O Mail.com é desconhecido do grande público, mas tem funcionamento bem parecido com gerenciadores de e-mail de grandes empresas, como Google ou Yahoo. O gerenciador oferece também um aplicativo de calendário, que possibilita o agendamento de tarefas e eventos.
Zoho Mail
O Zoho Mail, assim como o Proton, oferece um serviço de e-mail criptografado em uma plataforma com calendário, contatos, notas e tarefas. O gerenciador de e-mail está disponível para web, Android e iOS.
Leia mais notícias no Gizmodo Brasil:
Um e-mail com a velocidade lenta de uma carta via correio. Já existe isso!
O 1º e-mail faz 50 anos! Por que ele ainda é fundamental na comunicação?
Keylogger: como alguns sites pegam seu e-mail antes mesmo de apertar “enviar”