Durante décadas, Marte tem fascinado os humanos, incluindo Matt Damon. Nosso vizinho cósmico localizado de 54 a 400 milhões de quilômetros de distância é um destino atraente em parte pela sua misteriosa história, mas também pelo fato da Terra ser um lugar horrível atualmente.

• O local mais controverso para o pouso de uma nova missão em Marte é também o mais animador
• As primeiras descobertas genéticas da NASA após analisar dois astronautas gêmeos

Na quarta-feira, 15 de fevereiro, o vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum anunciou o seu projeto Mars 2117, que é exatamente o que você pensa que é: os Emirados Árabes Unidos pretendem estabelecer a “primeira colônia habitada por humanos” em Marte até 2117. Construir uma cidade em Marte em 100 anos parece ambicioso, considerando que os Emirados Árabes Unidos ainda não mandou nem uma nave sem tripulação para lá.

Mas a história recente é repleta de planos muito ambiciosos e mal feitos para colonizar o irmão menor da Terra. Aqui estão alguns planos mais dignos de nota para mandar humanos para Marte, em ordem descendente de níveis de absurdo.

7. A “Jornada a Marte” da NASA

journey-to-marsImagem: NASA

Vamos encarar, a NASA aterrisou com sucesso quatro sondas no Planeta Vermelho, se alguém vai colocar os pés lá, provavelmente vão ser esses caras. Os fãs de Musk podem falar o quanto quiserem, mas a NASA tem um bom histórico de envio satélites e naves para solo marciano, o que apoia seu plano de enviar astronautas para orbitar Marte até os anos 2030. Em 2018, a NASA vai dar um passo significativo nesse sentido quando lançar seu Space Launch System (SLS), o enorme foguete da agência que pode levar pessoas para Marte algum dia. Atualmente, a NASA está estudando se vai ou não tripular essa primeira missão.

6. O parque aquático em marte de Elon Musk

elon-muskImagem: AP Photo/Marcio Jose Sanchez

Caso você não saiba, Elon Musk é muito rico. Eu sei que pessoas ricas podem bancar seus sonhos malucos e convencer as outras que eles fazem sentido. Embora SpaceX tenha tido enormes sucessos, e seu plano para mandar foguetes sem tripulação para Marte nos próximos anos seja viável, a ambição de Musk de mandar missões com tripulação para Marte nos próximos 10 anos é um pouco ousada. Mas até isso parece razoável considerando seu objetivo final de mandar milhares de pessoas comuns para e de Marte em um foguete que ainda nem foi inventado.

Posto isso, será que Elon Musk poderia finalmente virar o senhor de Marte até os anos 2060?

Também, dizer para as pessoas que elas devem estar preparadas para morrer para alcançar seu sonho é um marketing terrível.

5. O projeto 2117 dos Emirados Árabes


Nós esperamos no próximo século desenvolver ciência, tecnologia e a paixão pelo conhecimento na nossa juventude. Esse projeto é dirigido por essa visão.

Isso seria… Maneiro? Mas também seres humanos são horríveis, então eu meio que espero que isso não aconteça. Talvez a melhor coisa para Marte seja continuar sendo um deserto.

4. A volta em Marte de Dennis Tito

dennis-titoImagem: Wikimedia Commons

Lembra quando o multimilionário Dennis Tito virou o primeiro “turista espacial” do mundo? Parece que o cara acabou fazendo uma ONG para mandar um homem e uma mulher de meia idade para dar a volta no Planeta Vermelho, chamada Inspiration Mars. O site não existe mais, o que é conveniente já que ninguém entendeu essa missão. Obviamente, os planos não eram muito claros.

3. Sir Richard Branson, que não quer ficar de fora


Por que eu estou vestido de sereia, você pergunta?

Não querendo ser ultrapassado por pessoas como Musk, esse verdadeiro sereio do capitalismo está planejando sua própria missão marciana. “Marte é um lugar grande. Quando colonizarmos Marte [Musk] pode ficar com o lado oeste e nós vamos ficar com o lado leste”, Branson disse para o Mashable em uma entrevista no ano passado, acrescentando que ele imagina que Marte do Leste e do Oeste “dividam as águas”. Não ficou claro se Musk concorda.

Apesar de Branson ter passado a última década prometendo vôos espaciais comerciais “em breve” por meio de sua companhia Virgin Galactic, ele ainda precisa mostrar algo concreto, tirando alguns desastres bem caros. Um dos casos notáveis aconteceu em 2014, quando o SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, matando um piloto e ferindo gravemente o outro.

Basicamente, Branson ainda está bem longe de poder sonhar com uma colônia marciana.

2. As férias marcianas de Leonardo DiCaprio

leoImagem: AP

Em um evento na Casa Branca em outubro do ano passado, o ator de 42 anos anunciou que tinha se inscrito em uma missão não especificada para Marte, o que deixou todos desconfortáveis. Sua equipe esclareceu depois que suas ambições marcianas eram uma piada, provavelmente porque muitas pessoas sugeriram que o largassem lá. Pelo visto suas férias em Marte tem pouca credibilidade.

1. Mars One, WYD?

wydImagem: Mars One

Eu não sei como descrever a visão de Mars One, a não ser que se trata definitivamente de um golpe. A empreitada holandesa pretende mandar sua primeira tripulação para Marte até 2031, com o objetivo final de ser uma colônia humana de longo prazo em Marte. Apesar das grandes ambições e o prazo bem estreito, de acordo com o site, Mars One ainda está na “primeira fase de conceito da missão”.

Para acrescentar outro ingrediente nesse terrível coquetel, foi dito que a Mars One deu um golpe em seus apoiadores, os fazendo comprar propagandas da Mars One para aumentar suas chances de serem escolhidos para a eventual viagem.

Mesmo que todas as pessoas razoáveis estejam erradas e o Mars One de fato seja lançada, sua missão parece fadada ao desastre, pelo menos de acordo com esse relatório do MIT de 2014. Segundo os pesquisadores, os colonos marcianos provavelmente morreriam de fome, e o projeto em si acabaria sem dinheiro.

Morrer sozinho no espaço enquanto é enganado? Parece um jeito duro de morrer.

Imagem do topo: Wikimedia Commons