Recuperar senha perdida não é tão complicado: veja o que fazer
Em meio a tantos sites, serviços online e redes sociais, pode acontecer de você esquecer a senha de acesso de alguns deles. Ainda mais com a exigência de criar chaves cada vez mais complexas para evitar a invasão de hackers.
Caso você não use ferramentas que ajudam a organizar as senhas com segurança, como Bitwarden e Keeper, há alguns métodos que podem te ajudar. Eles não garantem que a chave será recuperada, mas podem salvar sua pele na maioria das vezes.
Resete a senha
Na maior parte do tempo, a solução mais fácil é simplesmente começar tudo de novo. Nesse caso, entre no site ou aplicativo cuja senha você tenha perdido e clique em “Esqueci a Senha” ou algo do tipo. Provavelmente você receberá um email com um link para criar uma nova chave ou um código por SMS no número cadastrado.
Agora, caso o problema seja justamente a senha do email, então será preciso completar algumas etapas:
- Gmail: entre no link para recuperação de conta. Se você tiver um email alternativo cadastrado, é só clicar nele para receber uma nova senha. Se não, será exibida outras opções para comprovar sua identidade.
- Yahoo: entre no link para recuperação de conta. Se você tiver um número cadastrado, ele será usado para enviar uma nova senha. Se não, será preciso completar mais algumas etapas.
- Outlook: entre no link para resetar a senha. Se tiver um número ou email cadastrado, ele será para enviar uma nova senha. Se não, será preciso verificar sua identidade e cadastrar um email alternativo.
Procure no navegador
Se por algum motivo, você não conseguir resetar a senha, a melhor alternativa é ver se ela não salva no navegador. Os principais browsers costumam ter uma opção para guardar senhas. Se você usa sempre o mesmo navegador ou tem um perfil salvo, são grandes as chances de sua chave estar por ali.
Cada navegador armazena as senhas em um lugar diferente, por isso siga essas etapas:
- Microsoft Edge: Configurações > Perfis > Senhas > Senhas Salvas
- Firefox: Configurações > Privacidade e Segurança > Desça até Contas e Senhas > Contas Salvas
- Google Chrome: Configurações > Preenchimento Automático e Senhas > Gerenciador de Senhas do Google
- Safari: Ajustes ou Preferências e depois Senhas
Procure no computador
Se você tem o costume de guardar senhas no computador em um arquivo de texto, planilha ou mesmo no bloco de notas (o que não é recomendado), é possível encontrá-las usando o mecanismo de pesquisa do computador.
No Windows, clique nas teclas “Win + E” para abrir o Explorador de Arquivos. Busque pelo nome do arquivo na barra de pesquisa. Depois, no menu superior, clique em Opções Avançadas e marque todas as opções disponíveis em Locais Não Indexados (Conteúdo do Arquivo, Arquivos do Sistema e Pastas Compactadas) para fazer uma busca mais completa.
Já no Mac, o sistema é mais simples. Basta clicar na lupa no canto superior da tela e fazer a busca completa nas pastas.
Procure nos seus emails
Caso você guarde as senhas em mensagens de email (o que é menos recomendado ainda), o sistema de busca costuma ser mais preciso ao achar mensagens. Então, tente usar alguma palavra-chave na pesquisa do seu serviço de email (que pode ser Gmail, Yahoo Mail, Outlook ou qualquer outro).
Caso ache a senha em alguma mensagem ou arquivo anexo, não esqueça de deletar em seguida. Caso alguém tenha acesso ao seu email ou algum hacker invada sua conta, suas senhas ficarão expostas.
Procure na nuvem
A mesma dica anterior vale para serviços de armazenamento de arquivos na nuvem, como Google Drive, OneDrive ou Dropbox. Caso você tenha salvo algum arquivo com senhas cadastradas, use a barra de pesquisa com algum termo para tentar encontrá-lo. Mas, lembre-se depois de deletar o arquivo e guardar as chaves de uma forma mais segura, como em um gerenciador de senhas.