Google está usando redes neurais para melhorar as miniaturas automáticas do YouTube

As redes neurais do Google estão usando miniaturas personalizadas de vídeos do YouTube para conseguir definir miniaturas melhores automaticamente.

As miniaturas do YouTube podem ser terríveis. Para melhorá-las, o Google está ensinando seus algoritmos a usar redes neurais para gerar as imagens.

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É possível enviar uma miniatura personalizada para acompanhar um vídeo no YouTube, mas muita gente não se importa com isso. Assim, o Google seleciona automaticamente um quadro de cada segundo do vídeo conforme ele é enviado, e então roda uma série de filtros para escolher uma que resulte em uma boa miniatura.

Mas nem sempre isso funciona, como mostram Weilong Yang e Min-hsuan Tsai, do Google, nessas imagens:

Rede neural do Google gera miniaturas melhores no YouTube

Agora, o Google decidiu aplicar um pouco de aprendizado de máquina e, assim, conseguir alguns resultados melhores. A dupla explica o que foi feito:

Diferentemente da tarefa de identificar se um vídeo contém seu animal preferido, julgar a qualidade visual de um quadro de um vídeo pode ser bastante subjetivo – as pessoas frequentemente têm opiniões e preferências diversas quando selecionam quadros para miniaturas de vídeos. Felizmente, no YouTube, os vídeos também contam com miniaturas personalizadas enviadas por alguns criadores.

Essas miniaturas estão bem enquadradas, focadas, e centralizadas em um objeto específico (como, por exemplo, o personagem principal de um vídeo). Consideramos que essas miniaturas personalizadas de vídeos populares são exemplos positivos de qualidade, e os quadros selecionados aleatoriamente são exemplos negativos de qualidade.

Usando as miniaturas personalizadas como treinamento, a equipe conseguiu ensinar uma rede neural a entender um pouco mais do que pensam os humanos na hora de definir uma miniatura boa e uma ruim.

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Em ação, ele consegue gerar miniaturas melhores do que o algoritmo antigo, como mostra a imagem acima.

O Google certamente aprovou o resultado, pois o filtro já está rodando em todo o YouTube. [Google via Engadget]

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