Recentemente, a marca chinesa Redmi revelou sua nova tecnologia de carregamento rápido que promete fazer uma verdadeira revolução no segmento de telefonia móvel. A empresa apresentou um carregador de 300 W capaz de recarregar uma bateria de 4.100 mAh em apenas 5 minutos. Até então, este é o carregador mais potente já apresentado publicamente.
Embora a empresa não tenha dado nenhuma pista sobre a previsão de chegada ao mercado, rumores apontam que isso pode acontecer em breve. A companhia está planejando iniciar a produção em massa do componente e disponibilizá-lo juntamente com seus modelos de smartphones (ainda não especificados).
A tecnologia foi demonstrada em uma versão alternativa do Redmi Note 12 Pro+. Porém, o celular não deve chegar ao mercado, uma vez que a versão foi desenvolvida apenas para revelar a capacidade da nova tecnologia de carregamento rápido.
Atualmente, o Realme GT3, com suporte para carregamento de 240 W, ocupa o posto de smartphone com carregamento mais rápido do mundo. Sua bateria de 4.600 mAh pode ser completamente recarregada em apenas 9 minutos e meio, mas, aparentemente, ele está próximo de ser desbancado.
Por mais que as tecnologias de carregamento ultrarrápido estejam se tornando mais comuns, com vários aparelhos com suporte a até 120 W disponíveis nos mercados de todo o mundo, ainda existe a barreira do superaquecimento, que diminui a vida útil da bateria e causa danos no dispositivo. No entanto, a tecnologia da chinesa está um pouco à frente neste quesito.
A Realme utiliza a solução de nitreto de gálio, material semicondutor que pode ser aplicado em diversos segmentos de tecnologia. Ela promete tornar todo o processo mais seguro, e evita o superaquecimento ao mesmo em tempo que torna o componente mais compacto.