Reels não têm 20% da audiência do TikTok, diz relatório interno da Meta

Dados da Meta mostram que usuários assistem, juntos, 17,6 milhões de horas de Reels; no TikTok, audiência chega a quase 200 milhões de horas
Reels não têm 20% da audiência do TikTok, diz relatório interno da Meta
Imagem: Solen Feyissa/Flickr/Reprodução

Um relatório interno da Meta ao qual o jornal Wall Street Journal teve acesso mostrou que a audiência dos Reels, no Instagram, ainda não chegam a 20% da registrada no TikTok. 

Segundo dados coletados pela empresa de Mark Zuckerberg, os usuários do Instagram gastam, juntos, 17,6 milhões de horas por dia assistindo aos vídeos no formato Reels. Já no TikTok, a soma sobe para 197,8 milhões de horas. 

O relatório “Creators x Reels State of the Union 2022” foi publicado para os funcionários da Meta em agosto. Ali, a big tech alerta para queda de 13,6% no engajamento do Reels em julho. “A maioria dos usuários do Reels não tem nenhum engajamento”, diz o documento. 

Além de medir o envolvimento dos usuários, a Meta também diz que quase 11 milhões de criadores dos EUA estão no Instagram, mas só 2,3 milhões – ou 20,7% – publicam Reels todos os meses. 

Outro ponto do relatório é que quase um terço dos vídeos do Reels são criados em outra plataforma, e não no Instagram. A maioria vem do TikTok, inclusive com a marca d’água da rede. 

No documento, a Meta diz que “rebaixa” esses vídeos – ou seja, mostra a menos pessoas para desincentivar aqueles que os publicam. Como resultado, quem usa o feed do Reels no Instagram se depara muitas vezes com vídeos que já bombaram no TikTok. 

Em agosto de 2020, o TikTok anunciou seu próprio fundo de apoio a criadores. À época, a rede anunciou que distribuiria US$ 1 bilhão nos próximos três anos.

A Meta lançou um projeto parecido no ano passado. Disse que vai pagar o mesmo valor até dezembro deste ano. No documento interno, a rede diz que distribuiu US$ 120 milhões aos criadores do Reels. 

Batalha por popularidade

Está difícil bater o TikTok. A rede chinesa criada pela ByteDance em 2016 e ganhou força em 2020, durante a pandemia. Apesar das críticas, é o app mais popular do momento. 

Um relatório de agosto da Bernstein Research comparou o TikTok como um “crack digital”. De 2018 a 2021, a média anual de horas gastas no aplicativo nos EUA aumentou em 67%. O índice superou redes rivais, como o Facebook e Instagram – que só tiveram ganhos médios anuais de 9% e 11%, respectivamente.  

Enquanto a audiência do Reels não cresce, a Meta lida com o primeiro declínio de receita, em especial por causa das mudanças feitas pela Apple que prejudicaram a entrega de anúncios personalizados. 

Na última sexta-feira (10), o valor de mercado da Meta havia caído mais de US$ 620 bilhões em comparação com o pico alcançado em agosto de 2021. “Estamos vendo boas promessas no lançamento do Reels”, disse o diretor de operações do Instagram, Justin Osofsky, ao WSJ. “Mas sabemos que temos trabalho a fazer”, pontuou. 

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Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

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