Ciência

Hotéis apostam no “turismo do sono”, tendência de viagem para 2024

Pesquisa Hilton Trends Report de 2024 revela que este será o ano do "turismo do sono", para "descansar e recarregar energias"
Imagem: Andisheh A/Unsplash/Reprodução

Passar o dia conhecendo pontos turísticos e voltar para o hotel é passado. De acordo com a pesquisa Hilton Trends Report de 2024, com mais de 10 mil viajantes de nove países, a principal tendência de viagem este ano será o “turismo do sono”, para “descansar e recarregar energias” nos hotéis. E essa nova moda influencia desde a escolha dos destinos até a hora de fazer a mala.

No lugar de hotéis com piscinas e restaurantes, os turistas estão preferindo atividades que os ajudem a ter uma boa noite de sono – sobretudo a Geração Z. Segundo o relatório, o grupo é a “mais intencional em relaxar, fazendo pequenas escolhas ao longo do dia que podem ter um grande impacto no sono”. Algumas delas, por exemplo, são regular suas rotinas de exercícios e evitar o álcool antes de dormir.

Ainda de acordo com a pesquisa, 33% dos entrevistados ouvia música ou podcast para ajudar a dormir nas férias, enquanto 22% usava tampões nos ouvidos. 10% dos viajantes também levavam consigo sua própria máquina de ruído branco, e 27% deles destacou a importância de um hotel “confiável com um colchão consistentemente bom”. Além disso, 18% admitiram trazer seu travesseiro favorito nas viagens.

Hotéis investem no turismo do sono

Uma análise de outubro 2023 da HTF Market Intelligence estima que o mercado do turismo do sono, avaliado em US$ 640,9 bilhões, deve crescer 7,9% e mais de 400 bilhões de dólares até 2028. Pensando nisso, o Hilton se uniu à especialista em ciência do sono, Dra. Rebecca Robbins, da Divisão de Medicina do Sono de Harvard, para criar retiros de sono no Kilolani Spa do Grand Wailea, em Maui.

Nos EUA, diversos hotéis já se preparam para atender às necessidades do “turismo lento”. O Park Hyatt New York, por exemplo, oferece um quarto com cama king-size inteligente Bryte BalanceTM. Ela ajuda a combater o jet lag, adormecer mais rápido e dormir por mais tempo.

O colchão inclui uma experiência multissensorial Somnify que combina áudio calmante para indução do sono e movimentos suaves (O balanço ajuda a dormir? Saiba mais no Giz Brasil). Ele também registra os padrões de sono, permitindo que os hóspedes acessem suas preferências nos perfis de suas camas caso retornem ao hotel.

Já o Six Senses, que deixou o Brasil em 2022, inclui meditações do sono e um menu de travesseiros. Tem função anti ronco, ajuste de temperatura e até canção de ninar. É para dormir como um bebê, não?

Se você não pode aderir ao turismo do sono por enquanto, descubra 10 dicas infalíveis para dormir bem, segundo a ciência.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas