Os smartwatches estão cada vez mais expandindo seus recursos de monitoramento de saúde. O primeiro talvez tenha sido a análise constante de batimentos cardíacos, e agora até recursos como eletrocardiograma começam a pintar em vestíveis. A Samsung anunciou nesta terça-feira (21) que, por meio de uma atualização, os relógios inteligentes Galaxy Watch Active 2 terão recurso de medir pressão arterial.

O anúncio da companhia veio após o órgão de saúde da Coreia do Sul, o MFDS (Ministry of Food and Drug Safety), dar sinal verde para a funcionalidade. Mesmo com a aprovação, a Samsung diz que as atualizações deverão ser liberadas no terceiro trimestre deste ano.

Segundo comunicado da Samsung, a pressão arterial será medida com a ajuda do sensor de batimentos cardíacos do Galaxy Active 2, por meio da análise de ondas do pulso do usuário, e os resultados poderão ser armazenados no app Samsung Health Monitor, que ainda não está disponível.

Funcionará da seguinte forma: no primeiro uso, o usuário deve estar com o relógio em um pulso e um medidor de pressão no outro braço. Após três medições de calibragem, será necessário digitar os resultados do medidor no aplicativo. A partir disso, o relógio poderá fazer o monitoramento da pressão sanguínea, possibilitando, inclusive, que hipertensos saibam se seus remédios têm surtido efeito com uma série histórica de medições.

Monitorar a pressão arterial é importante pois o descontrole dela representa risco de problemas cerebrais, rins ou mesmo de coração, como ataque cardíaco e doenças coronárias, informa a empresa em comunicado.

Apesar da praticidade, o recurso de monitoramento de pressão sanguínea exigirá repetir o processo de  calibração — com um medidor de pressão em um braço e o relógio no outro — a cada quatro meses para certificar que o smartwatch está corretamente aferido. Mesmo assim, é bem mais fácil acompanhar a pressão em um relógio que em um medidor em si.

A Samsung não é a primeira companhia a ter tal recurso. A estreante neste ramo foi a Omron, que lançou no ano passado o HeartGuide com esta funcionalidade. No entanto, a Omron é especialista apenas em equipamentos de monitoramento de saúde — com a entrada de uma empresa de eletrônicos de consumo de grande alcance, é provável que vejamos cada vez mais relógios inteligentes que possibilitem saber como está sua pressão arterial.

[Samsung]