A Citizen, com sede no Japão, é uma das maiores fabricantes mundiais de relógios de pulso. Ela criou o conceito Eco-Drive: relógios com uma célula fotossensível que capta a luz, natural ou artificial, e a converte em energia. Ela é armazenada em uma bateria especial que, em carga máxima, faz alguns modelos funcionarem por até cinco anos.

Até então, a tecnologia estava restrita a modelos caros, mas agora a linha SolarSmile – antes restrita ao Japão – está disponível globalmente. E o frete é grátis, inclusive para o Brasil.

Eles são vendidos pela Q&Q, uma empresa fundada há quase 40 anos como parte da Citizen. Por apenas US$ 40, você pode comprar um relógio de pulso simples que não precisará de recarga tão cedo. Você só precisa ajustar as horas, e decidir qual das quinze cores e padrões diferentes você quer no seu pulso:

solarsmile (2)

Feitos em parte de materiais reciclados, os relógios são à prova d’água a até uma profundidade impressionante de 50 m. E depois de uma carga completa, eles continuam funcionando por cerca de três meses e meio – só então você precisará levar o relógio ao sol.

Cada modelo custa US$ 40, com frete grátis para o Brasil, e parte da receita é doada para a Table for Two, entidade que ajuda a alimentar crianças na África e Ásia. Se você ficou interessado, a loja online está aqui: [Q&Q Store via Coolhunting]