Recentemente, a Disney soltou o trailer de “A Pequena Sereia”, que trouxe Halle Bailey no papel de Ariel. No entanto, o clipe foi alvo de diversos comentários racistas, por trazer uma atriz negra para viver a jovem sereia e não seguir o desenho animado original.
Porém, vale lembrar que a representatividade racial se mostra cada vez mais presente e importante nos filmes e séries.
Mas antes da sereia de Halle, diversos super-heróis negros foram retratados nas telonas. Pensando nisso, o Giz separou uma lista com dez nomes importantes para você conhecer ou relembrar.
Confira:
Pantera Negra
Impossível citar heróis negros, sem incluir T’Challa, o rei de Wakanda, o famoso Pantera Negra. Criado por Jack Kirby e Stan Lee em 1966, o personagem foi apresentado na HQ “Quarteto Fantástico #52” e é um personagem marcante na história dos quadrinhos por ser considerado o primeiro negro super-herói.
Levado para as telonas em 2018, “Pantera Negra” foi o primeiro filme do Universo Cinematográfico Marvel a vencer um Oscar, além de ser avaliado como um dos melhores filmes de heróis do século e inspirou diversos cineastas negros a criarem histórias parecidas.
Interpretado pelo ator eterno Chadwick Boseman, o personagem se tornou referência para crianças, jovens e adultos, que se identificaram e viram no herói a representatividade racial que buscavam.
Vale lembrar que a sequência “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” chega aos cinemas no dia 10 de novembro.
Sam Wilson (Falcão)
Ainda no Universo Cinematográfico Marvel, Sam Wilson é um ex-aviador do Exército que, após se aliar a Steve Rogers (Capitão América), se torna o Falcão. Mais tarde, após a aposentadoria de Rogers, o escudo e o título de Capitão América são passados para Wilson.
A nova fase de Sam pode ser acompanhada na também série original do Disney+ “O Falcão e O Soldado Invernal” (2021), que apresenta ele e Bucky agindo juntos para impedir os Apátridas de matarem pessoas do governo.
Interpretado por Anthony Mackie, o personagem surgiu como coadjuvante e está assumindo agora o protagonismo próprio. Ele será o próximo Capitão América no Universo Cinematográfico Marvel, quarto filme do herói que chega aos cinemas em 3 de maio de 2024.
Monica Rambeau
A primeira aparição de Monica Rambeau nos quadrinhos da Marvel foi em “Amazing Spider-Man Annual #16”, publicada originalmente em agosto de 1982. A personagem já foi apresentada como a Capitã Marvel, dando continuidade ao legado de Mar-Vell que havia morrido em decorrência do câncer naquele mesmo ano.
Criada por Roger Stern e John Romita Jr., não durou muito tempo até a heroína começar a aparecer nas HQs dos Vingadores e se tornar fixa na equipe. Ela foi uma das primeiras heroínas negras com destaque na equipe, seguindo os passos do Pantera Negra e Falcão, e hoje é conhecida pelos fãs do MCU.
Nas telonas, fez sua primeira aparição no solo da “Capitã Marvel”, onde Monica é criança — interpretada por Akira Akbar –, filha da melhor amiga de Carol Danvers. Após um salto temporal, vemos a personagem nos dias atuais em “WandaVision”. Agora, ela já tem seu retorno garantido no longa “The Marvels”, onde será uma das protagonistas e será interpretada por Teyonah Parris.
Luke Cage
Luke Cage foi o primeiro herói negro a ter uma HQ própria. A sua primeira aparição foi em Luke Cage, Hero for Hire #1 de 1972. Ele é um ex-condenado por um crime que não cometeu e que ganha os poderes de força sobre-humana e pele inquebrável depois de ter sido submetido voluntariamente a um procedimento experimental. Agora, o público pode descobrir mais sobre o personagem na série própria do herói: “Luke Cage”, já disponível no Disney+.
Nike Fury
Nick Fury é um herói de guerra do exército americano, que mais tarde se tornou líder da agência secreta de espionagem S.H.I.E.L.D.. Um dos personagens mais influentes do Universo Marvel, Fury tem entre suas habilidades o treinamento militar avançado, sendo um grande estrategista, perito em armas de fogo, mestre em combate corpo a corpo, piloto e poliglota, além de fluente em inglês, alemão, russo, japonês, entre outros idiomas.
Tempestade
Por mais que não tenha uma obra cinematográfica ou episódica só sua, Tempestade tornou-se facilmente uma das integrantes mais queridas dos X-Men após suas várias adaptações nas telonas. Vivida na maior parte dos filmes por Halle Berry, Tempestade é uma das heroínas mais populares e poderosas da Marvel.
Com a habilidade de controlar o clima, ela consegue estimular todas as formas de tempestades meteorológicos, como furacões, tempestades, e até mesmo nevascas, além de conseguir controlar a temperatura do ambiente, gerar raios eletromagnéticos e outros fenômenos atmosféricos.
Shuri
Shuri é uma super-heroína, princesa africana do reino de Wakanda e irmã mais nova de T’Challa (Pantera Negra). Ela é uma mulher extremamente inteligente e ambiciosa, além de perita em artes marciais. Mais tarde, por meio de um ritual wakandiano, ganha habilidades aprimoradas do Pantera Negra.
Máquina de Combate
Máquina de Combate é o alter ego de James Rhodes, um super-herói do Universo Marvel que utiliza uma armadura de alta tecnologia construída por seu amigo Tony Stark, o Homem de Ferro. James Rhodes era um bom homem que queria se tornar um militar e servir de piloto. Quando estava em missão em uma guerra, seu helicóptero caiu. Na procura de um novo avião, achou Tony Stark, que havia acabado de escapar da prisão inimiga.
Os dois juntos conseguiram escapar daquele lugar e ir para os Estados Unidos. Quando chegaram lá, Tony ofereceu um emprego de piloto e ele rejeitou. Porém, algum tempo depois, após muita persistência, se tornou o piloto particular do Homem de Ferro.
Houve um período em que Tony havia forjado sua própria morte, enquanto se recuperava de uma doença. E nesse período, usou um traje que Stark havia construído, a armadura Máquina de Combate e combateu o crime usando essa armadura, fazendo uma homenagem ao seu amigo. Mesmo quando Tony Stark “voltou dos mortos”, continuou sendo o Máquina de Combate, assim seguindo sua própria carreira solo.
Blade
Após ser contaminado pelo sangue de uma criatura das trevas, Blade (Wesley Snipes) transformou-se num guerreiro imortal, metade-homem, metade-vampiro. Desde então, ele dedica-se a caçar o líder dos mortos-vivos Deacon Frost (Stephen Dorff) e seus asseclas, que estão planejando um grande plano para aumentar sua dominação sobre a raça humana.
Em 2023, Blade voltará aos cinemas, porém desta vez interpretado pelo vencedor do Oscar, Mahershala Ali. O personagem até hoje é lembrado por diversos fãs e incorporado como símbolo na luta negra de alguns movimentos.
Miles Morales
Assim como Peter Parker, Miles é mordido por uma aranha geneticamente modificada e passa a ter habilidades, como: habilidade regeneração acelerada, camuflagem, rajada de veneno capaz de paralisar os oponentes, superforça, reflexos aguçados, capacidade de escalar paredes e claro, o sentido aranha. O herói é um adolescente de 17 anos do Brooklyn, em Nova York, e herda o manto de Peter Parker no Aranhaverso.